Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

17 de dezembro de 2012

Invista em pessoas: sua equipe é tudo e mais um pouco


O ciclo de vida dos produtos está cada vez mais curto. Videocassetes, calculadoras, copiadoras, máquinas de escrever, fax, secretárias eletrônicas, drives para disquetes, compact disc. Todos já estão defasados, ou
possuem uma procura pequeníssima.


No passado, os produtos estavam acima do bem e do mal e, se os clientes os rejeitavam, trocavam-se os clientes e mantinham-se os produtos. Se os funcionários não os vendiam devidamente, demitiam-se os funcionários, mas os produtos permaneciam intactos - no máximo eram maquiados, em um esforço quase desesperado de parecerem mais apetitosos à demanda.


Produtos são alternativas para solucionar os problemas dos clientes, apenas isso. Não dá para se apaixonar por eles. Há um grande problema quando eles se transformam na menina dos olhos de líderes e empreendedores. 


No mundo empresarial não é diferente - o ciclo de vida dos negócios estão sendo reduzidos. Cada vez com mais frequência, os negócios precisam ser revistos. Não dá mais para ter uma empresa rígida traduzida em organogramas, cargos, planos de carreiras e normas. Tudo o que torna a empresa inflexível é nocivo para a sua existência. 

Em um ambiente de alta velocidade de mudança, perde-se com facilidade a sincronia entre foco, negócio e competência básica.

Porém, é bom entender direito o que é flexibilidade. Mudancismo não traz progressos e pode levar uma empresa à bancarrota. Pior ainda se esse movimento implicar o abandono de valores. 
Mudar é necessário e imprescindível, mas com um norte, uma direção, um sentido.

E então, o que fazer se os produtos são apenas alternativas para solucionar os problemas dos clientes e se os negócios estão com os seus ciclos de vida cada vez mais reduzidos? Desenvolva uma equipe formada por gente inteligente e criativa, capaz de perceber oportunidades, de ter idéias inovadoras, de entender o que o cliente quer, mesmo se ele ainda não saiba explicitar isso. 


Uma das características principais da empresa sem liderança é não conseguir formar equipes. Diferentemente dos produtos e dos negócios, o ciclo de vida das equipes é ascendente. O tempo e o amadurecimento só fazem com que as equipes sejam cada vez melhores - como os bons vinhos, das melhores safras.Cabe a liderança unir talentos e nutri-los, para que floresçam e ofereçam os melhores frutos.


Fonte: Metanoia

Veja também:

Como avaliar um mal desempenho de vendas


Como diminuir a rotatividade de funcionários à partir de treinamentos