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6 de setembro de 2010

Como avaliar um mal desempenho de vendas


O vendedor não conseguiu atingir a meta?! E agora?

Quando um profissional de vendas não consegue alcançar os objetivos traçados, faz-se necessária uma análise detalhada da situação. Veja, portanto, se esse foi um problema isolado ou coletivo
.

Lembre-se que, se o problema for da equipe, existirão dois fortes indícios que podem ter causado tal acontecimento. São eles:
  • fragilidade de gestão e liderança;
  • metas mirabolantes, completamente fora da realidade de mercado.
Mas, o problema pode ser de um vendedor. Neste caso, é importante tentar detectar se ele:
  • possui informações adequadas sobre o produto ou serviço, mercado e concorrentes;
  • desenvolveu habilidades e técnicas de vendas e negociação;
  • sabe planejar seu mês, semana, priorizando ofertas e visitas;
  • consegue trabalhar o mix de produtos disponíveis na loja.
Ainda assim, o problema pode estar na gestão, já pensou nesta possibilidade? Se for isso, atente-se para o seguinte:
  • frequência com que o gestor avalia os profissionais de vendas;
  • o que é feito com as avaliações da equipe?
  • a equipe recebe treinamentos adequados?
Entender as verdadeiras razões que fizeram o profissional de vendas não cumprir as metas estabelecidas é a chave para conseguir reverter tal situação.

Boas Vendas!

Fonte: Varejista