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7 de setembro de 2010

Como atrair o consumidor através da degustação do produto

Fique atento ao nariz do consumidor.
Nove entre dez consultores de varejo dizem que a melhor maneira de promover uma marca no ponto de venda é com degustação. O conselho é legítimo, afinal, o consumidor quer mesmo é experimentar. Mas e se em vez de dar a oportunidade de provar, as marcas simplesmente deixassem os consumidores com água na boca?

Foi o que fez a rede Bloom de varejo nos EUA. Para atrair os clientes, uma loja localizada no estado da Carolina do Norte instalou um outdoor diferente em frente ao estabelecimento. Na placa, um suculento pedaço de carne preso por um garfo. Até aí o consumidor mais faminto olha, mas continua seu caminho.

O grande diferencial é que a peça espalha aroma de carne temperada com pimenta do reino. Um ventilador foi instalado na beira da estrada e cada vez que alguém passa pela rodovia recebe uma rajada de vento com cheiro de bife.

Engana-se quem acha que a técnica é inovadora. Na verdade, supermercados, padarias e restaurantes provocam o olfato dos consumidores o tempo todo. Quem nunca passou pelo corredor dos chocolates e não resistiu a colocar um item no carrinho? E o que dizer do cheiro de pão fresquinho saindo do forno logo de manhã? Dá até para mudar o clichê e dizer que comemos com os narizes!

A estratégia tem até nome: marketing olfativo e consiste em provocar uma reação no consumidor. São duas vertentes. A primeira visa pegar o cliente pelo estômago, instigando o olfato, como o outdoor da rede Bloom. A segunda quer apenas causar uma sensação de relaxamento e bem-estar para que a estadia das pessoas se prolongue em um determinado ambiente.

Estratégia de marketing ou não, o olfato é um sentido que determina várias escolhas na vida dos seres humanos. Então, por que não estar presente também na hora das compras?

Fonte: www.viamarketingnacozinha.com.br