Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

26 de dezembro de 2012

9 considerações para se pensar antes de indicar um amigo



Você já teve um amigo te importunando para dar uma indicação no trabalho? Você sabe, quando eles perguntam: "Você se importaria de passar meu currículo para o departamento de RH?" Ou "Mandei meu currículo para uma vaga
na sua empresa. Você poderia falar bem de mim? "

Se você estiver empregado e tiver amigos, eu aposto que a resposta é sim.
Desempregados hoje são aconselhados a sempre ter contatos, contatos e contatos, ''Não é o que você sabe, mas quem você conhece", diz a especialista em RH Lisa Rosendahl. "Eles estão no LinkedIn, Facebook e se conectam com amigos e familiares para obter esse pé na porta."

Ryan Kahn, um técnico de carreira, concorda. Ele diz que os dias de mandar seu currículo cegamente a cada abertura que aparece acabaram. "A apresentação pessoal é fundamental para conseguir um emprego", diz ele. "Quanto mais relacionamentos você tiver, melhores são suas chances. Aqueles que são inteligentes vão pedir constantemente referências para amigos."

Embora seus amigos estejam apenas fazendo exatamente o que deveria, este tipo de pedido pode colocá-lo em uma saia justa. Uma referência ruim poderia prejudicar sua reputação e sua amizade.

Murat Philippe, principal consultor na Avatar Soluções de RH, uma empresa de serviços de melhoria de qualidade, concorda. Ele diz que você realmente precisa  avaliar os prós e contras de se indicar um amigo para o seu empregador, porque se você recomendar alguém que em última instância é contratado, mas não corresponde às expectativas, tanto você como o novo contratado terão sua credibilidade afetada. "Uma série de referências ruins podem fazer com que outros critiquem seu julgamento ou comprometimento com a organização," Rosendahl acrescenta.

"Se você sabe que seu amigo não é o melhor ajuste e ainda o indica, você dá falsas expectativas e pode colocá-lo em uma posição constrangedora", diz Kahn. ''É melhor ter uma conversa franca sobre suas preocupações. Sem esta conversa, nasce o risco de acabar a amizade.''


Veja algumas considerações antes de indicá-lo:


 1. Como é a história de trabalho dele(a)?

Você sabe sobre o passado profissional do seu amigo? Qual é o seu  histórico e reputação com antigos colegas? Se você não tem certeza sobre toda a história, diga que você precisa de um tempo para discutir a experiência profissional dele. Rosendahl concorda, "O amigo que você sempre sai pode não ser adequado para vincular suas realização e metas mensais, e isso é uma distinção importante", diz ela.



2. Será que meu amigo vai acreditar na estratégia e missão da empresa?

Discuta a missão de sua empresa com o seu amigo e saiba suas considerações. Você vai querer saber se ele ou ela entende e concorda com tudo. Por quê? "Quando empregados recebem uma atribuição e eles realmente não sabem porque essa tarefa é benéfica para a organização, vão ser muito menos propensos a faze-la", diz Philippe.



3. Como o trabalho do meu amigo será recebido pelos colegas de trabalho?

Será que eles vão ver a contratação como favoritismo? “Mesmo se não for o caso, é possível que suspeitem que outros indivíduos mais qualificados foram renunciados por um amigo”, diz George. ”O mesmo acontece no no dia a dia: um favor adicional pode ser questionado.” Pense em como seus colegas iriam responder a seu amigo contratado, e considere se você gostaria de estar nessa posição.”



4. Meu amigo está levando essa oportunidade a sério?

"Você não quer colocar o pescoço à prova se, em última análise, ele não estiver realmente interessado 
​​na posição", diz Kahn. "Recentemente, tive um cliente que depois de fazer uma recomendação, o indicado disse que estava lá apenas para ver suas opções. Bem, ele não recebeu um chamado de volta e meu pobre amigo agora é visto como perda de tempo. "Descubra se o seu amigo está desesperado para qualquer trabalho, ou se ele é apaixonado por esta posição em particular.



5. Esta empresa é boa para o meu amigo?

Considere se sua empresa seria uma boa opção para seu amigo, "Olhe para o estilo de liderança e ética de trabalho do possível empregado e líder. Existe uma potencial ou conflito?'' Afirma Rosendahl.



6. Eu poderia trabalhar com meu amigo?

Mais uma vez, este colega é provavelmente alguém que você ama sair, mas você gostaria de trabalhar com ele diariamente? Se você está empregado em uma grande empresa e seu amigo estaria trabalhando em outro departamento, isso não deve ser grande problema.


Uma coisa a se pensar é a possível distração e o número de pausas que podem ocorrer para ver seu amigo.

7. Tenho sido honesto sobre a minha experiência aqui?

Talvez você tenha sido vago ou excessivamente positivo ao falar sobre o seu trabalho. Seu amigo pode ter a impressão de que é um lugar maravilhoso para se trabalhar, quando, na verdade, não é. Diga-lhe o que você não gosta sobre o trabalho ou a empresa, talvez essas coisas não sejam tão importantes para o seu amigo.



8. Uma indicação é a melhor maneira de ajudar seu amigo a conseguir um emprego?

Podem haver formas mais eficazes para ajudar do que uma referência. Se você acha que a sua empresa não é um bom lugar para o seu amigo (ou você acha que a recomendação é uma má ideia por alguma outra razão), ajude-o  com o seu currículo, carta de apresentação, procura de emprego e na  preparação para entrevistas.



9. Será que o amigo vai conseguir fazer o ele realmente quer?

''Além de aprender sobre a história do seu amigo, você vai querer saber mais sobre os seus objetivos. Em seguida, determine se seu colega terá a oportunidade de prosperar e crescer como profissional'', Philippe diz.
Verifique se o talento e metas de seu amigo combinam com a empresa.


Fonte: Forbes


Veja também:

Parentes de funcionários são bem-vindos?