Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

4 de dezembro de 2012

3 perguntas cruciais em entrevistas de emprego




Entrevistar é um trabalho difícil, especialmente porque alguns candidatos são muito melhores em entrevistas do que trabalhando.

Para obter as informações necessárias sobre os candidatos que você entrevista, aqui está uma técnica simples, mas

extremamente eficaz, que aprendi com John Younger, o CEO da Accolo. Se você acha que já realizou muitas entrevistas, pense novamente - Younger já entrevistou, literalmente, milhares de pessoas.

Aqui está uma maneira simples de saber se um candidato é o melhor, ou não,  para a sua empresa. Veja como ele trabalha:


Sempre comece a partir do início da carreira do candidato, e continue seu caminho por cada trabalho subseqüente. Faça perguntas rápidas, sem  pedir detalhes. Não faça perguntas e mais perguntas, pelo menos não ainda.


Passe por cada posto de trabalho fazendo as mesmas três perguntas:

1. Como você ficou sabendo sobre o trabalho?

2. O que você gostava no seu antigo trabalho?

3. Por que você deixou seu antigo trabalho?



"O que é surpreendente," diz Younger, "é que depois de alguns minutos, você sempre vai ter aprendido alguma coisa sobre o candidato - positivo ou negativo - que você nunca teria aprendido de outra forma".
E aqui está o porquê:


Como você ficou sabendo sobre o trabalho?


Publicações, anúncios online, em jornais e feiras de emprego - a maioria das pessoas encontram seus primeiros empregos dessa forma, o que não é um cartão vermelho. Mas um candidato que nem ao menos se lembra como entrou em contato com a vaga, provavelmente ainda não sabe o que fazer.


Ele ou ela está apenas à procura de um emprego, muitas vezes, qualquer trabalho.

E isso provavelmente significa que ele ou ela não está particularmente ansioso para trabalhar para você. Ele ou ela só quer um emprego até que outro apareça.

"Além disso, no momento em que você começa o terceiro, quarto ou quinto emprego de sua carreira, e ainda não foi puxado de um trabalho para outro por alguém que você trabalhou anteriormente, é um alerta" afirma Younger, "Isso mostra que você não sabe construir relacionamentos, desenvolver confiança, e mostrar um nível de competência que faça com que alguém vá atrás de você para trazê-lo à sua empresa."

Além do mais, ser ‘pescado’ por alguém serve como uma forma de referência - sem precisar de uma carta ou ligação.



O que você gostava no seu antigo trabalho?



Com o tempo, os entrevistados devem descrever a razão que os levou a um determinado trabalho, com motivos mais específicos do que "era uma grande oportunidade", "era uma oportunidade de aprender sobre o setor", ou "era o próximo passo da minha carreira."

Ótimos funcionários não trabalham duro por cargos elevados ou salários enormes. Eles trabalham duro porque apreciam seu ambiente de trabalho e gostam do que fazem. Cargos e salários são apenas a cereja do bolo. 

Isso significa que eles sabem, e procuram, o tipo de ambiente de trabalho que prosperam, e os motiva.
 Por que você deixou seu antigo emprego?


Às vezes, as pessoas se demitem por uma oportunidade melhor. Às vezes, eles saem por mais dinheiro. Muitas vezes, porém, elas saem porque o chefe é muito exigente. Ou porque não se dava bem com o seu chefe e colegas de trabalho.

Quando é esse o caso, não julgue e resista à tentação de perguntar detalhes. Atenha-se ao ritmo das três perguntas. Isso faz com que seja natural para os candidatos a serem mais abertos e sinceros.

Assim, durante o processo, é normal que o entrevistado revele seus problemas naturalmente - algo que não seria compartilhado de outra forma.

"É uma maneira rápida de se chegar ao coração do senso de equipe e responsabilidade do candidato", diz Younger, "Algumas pessoas nunca admitem seus erros e sempre vêem os problemas como um problema dos outros. Alguns candidatos também tiveram, consistentemente, problemas com seus chefe – o que significa que eles também terão problemas com você."



E uma pergunta  bônus:


Quantas pessoas você já contratou, e onde as encontrou?

Digamos que você está entrevistando candidatos para uma posição de liderança. Quer saber como seus subordinados se sentem sobre ele? Não olhe somente  para os candidatos que foram indicados, olhe para os candidatos que indicam e trazem novos funcionários.

"Funcionários saem de sua zona de conforto com grandes líderes," Younger diz "Se você é duro, mas justo, e trata as pessoas bem, elas vão te acompanhar. O fato de um funcionário mudar de emprego para continuar a trabalhar com você fala muito sobre sua liderança e habilidade com pessoas."


Fonte : INC/ Traduzido e adaptado por Amanda Lisboa, Automatizando.

Veja também:

Como contratar um estagiário