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15 de outubro de 2012

Como prever futuros acontecimentos na empresa



Um dos mais poderosos limitadores em um plano de negócios é o que chamo de Medo da Previsão. Muita gente tem. 

 “Como eu poderia saber?” É uma das queixas mais populares. Afinal, quem pode prever o futuro?
Como você pode saber o que vai acontecer no mercado, com a concorrência, ou com novas tecnologias? Tentar adivinhar não é simplesmente um desperdício de tempo? Não, você não está jogando tempo fora, porque mais difícil do que prever algo é gerir uma empresa sem uma previsão. 

A verdadeira questão não é “como eu posso saber o que vai acontecer”, mas sim como eu posso saber se o que realmente acontecerá é bom ou ruim, ou melhor do que o esperado, se eu não sei o que eu pensei que aconteceria.

Confuso? Pense nisso desta maneira: embora você tenha a previsão do tempo para pelo menos um ano, você realmente vai utilizar isso para uma parte, ou seja, só para o próximo mês. Em um mês, você vai rever essa previsão. Você vai ver o que é diferente do previsto, e rever a previsão. 

Seu ano não ficará estático após o primeiro mês se os resultados deste mês mostrarem que a previsão pra todo o ano é duvidosa. Então não se preocupe tanto, comece com a sua previsão e lembre-se que você estará sempre revisando.

Fonte: saiadolugar.com.br