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11 de outubro de 2012

5 dicas para lidar melhor com a sazonalidade



Na Suklaá Chocolates, finalista do Extreme Makeover 2012, a cada dois meses é hora de renovar a coleção. Esse foi um dos mecanismos desenvolvidos pelas sócias da empresa para manter as vendas aquecidas fora da Páscoa,
que é a principal data para quem trabalha com chocolate. “Estamos sempre buscando novidades para chamar a atenção do cliente”, diz Heloisa Gennari, sócia da empresa. 

Driblar a sazonalidade – ou aprender a lidar melhor com ela – é fundamental para os empreendedores que trabalham em ramos muito dependentes de datas comemorativas ou temporadas. Confira algumas dicas para atacar o problema: 

Aposte no relacionamento
Desenvolver um bom relacionamento com os clientes é fundamental para tentar minimizar os impactos. “Uma newsletter semanal enviada por e-mail para todos os clientes e prospects pode ajudar a aquecer vendas em períodos de baixa”, afirma Diego Maia, presidente do Grupo CDPV. 

Faça promoções 
Boas promoções, com vantagens reais de preço ou de prazo, podem turbinar os negócios. “Promoções especiais no aniversário do cliente funcionam muito bem. Que tal ofertar 15% de desconto para o aniversariante do dia via SMS ou e-mail?”, diz Maia. 

Não apele 
Datas comemorativas que fogem do tradicional podem ser um trunfo, mas elas devem ser usadas com parcimônia e fazer sentido para o negócio. “Um sexshop pode e deve comemorar o dia do sexo, assim como uma loja de artigos religiosos deve comemorar o dia da Bíblia. Mas cuidado com as relações pouco usuais, como loja de carro fazendo promoção no dia do idoso. Isso não funciona”, afirma o especialista do Grupo CDPV. 

Incremente as prateleiras 
Acrescente itens novos ao mix de produtos que permitam ampliar a atuação do negócio. “Lojas de chocolate costumam investir no cafezinho para fidelizar o cliente e garantir uma receita recorrente. Já as lojas de cosméticos investem em produtos de uso diário para não ficar apenas na venda de presentes”, diz Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto. 

Busque modelos inovadores 
Se o cliente não vem até você, vá até ele. “Algumas lojas montam quiosques ou unidades móveis para atender o cliente quando ele está de férias. O inverno espantou seus clientes? Leve sua loja para Campos de Jordão”, afirma o especialista do Grupo Cherto. As soluções vão variar conforme o tipo de negócio e os recursos que o empreendedor tem à disposição, mas o importante é pensar fora da caixa.

Fonte: colunas.revistapegn.globo.com