Como escolher um bom ponto comercial
Encontrar bons pontos comerciais é uma pedra no sapato de muitas empresas e pode atrapalhar o crescimento. A Ecoville, fabricante de produtos de limpeza e finalista do Extreme Makeover 2012, está enfrentando esse problema. Com cinco lojas – duas delas recém-inauguradas – e mais uma em vias de abrir as portas, a empresa de Joinville (SC) quer ter, ao todo, 12 pontos de venda no Sul do país. Porém, a falta de imóveis adequados tem dificultado o processo. “Tem que atender alguns requisitos, como ter boa visibilidade e ter estacionamento”, afirma Leonardo Castelo, sócio da Ecoville. Confira as dicas de Filomena Garcia, diretora da Franchise Store, para encontrar um bom ponto comercial:
1. Peça ajuda dos especialistas
Encontrar um bom ponto requer tempo e isso não é coisa que o empreendedor tenha de sobra. Por isso, busque a ajuda de especialistas no ramo, como as imobiliárias. Faça um follow-up constante para ser lembrado imediatamente quando surgir um imóvel com o perfil que você busca.
2. Coloque os gastos na ponta do lápis
Antes de bater o martelo, certifique-se de que aquele ponto realmente atende suas necessidades. Analise quanto será preciso investir para adaptá-lo ao seu negócio. Assim você entenderá se o preço cobrado realmente compensa.
3. Atenha-se aos detalhes
Verifique se a visibilidade da sua loja não é comprometida por obstáculos, como postes ou bancas de jornais. Certifique-se de que não há outros fatores que possam atrapalhar o movimento, como uma feira livre, por exemplo. Vale ir à prefeitura checar se não há projetos que podem interferir no futuro, como um corredor de ônibus ou a construção de uma nova via. Até mesmo o clima pode comprometer um ponto: lojas de perfumes ou chocolate, por exemplo, não podem ter vitrines com muita exposição ao sol.
4. Encontre a vizinhança certa
Fazer uma contagem de fluxo é importante para saber se o ponto tem o movimento necessário para seu negócio decolar. Mas estar em um local movimentando não é o único critério para escolher um ponto. É preciso entender se ele atrai o tipo de cliente que você quer para o seu negócio. Em uma mesma rua você pode ter quarteirões que são mais voltados a tipos diferentes de negócio. No shopping, o fluxo é gerado pelo próprio empreendimento. Mas na rua, é fundamental se posicionar bem.
Fonte: colunas.revistapegn.globo.com
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