Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

18 de setembro de 2012

5 palavras para se evitar no trabalho



No ambiente de trabalho temos que lidar com muita pressão, prazos e problemas. Para contornarmos todos estes desafios e nos tornar pessoas bem sucedidas no ambiente de trabalho, precisamos cultivar atitudes que sejam benéficas ao nosso desenvolvimento.

Existem palavras, por exemplo, que as pessoas usam todos os dias e que parecem simples, porém, são determinantes quando se avalia se alguém será bem sucedido ou não. 

São cinco palavras e conceitos que se evitados têm o poder de transformar fracassos em sucessos. Qualquer pessoa ou trabalhador deve evitar ao máximo o uso destas palavras e destas atitudes em seu dia-a-dia tanto pessoal como profissionalmente. 











Aqui vão elas: 

1. Sorte 

Embora seja verdade que imprevistos podem afetar os resultados, não foi sorte que fez a diferença. Foram os eventos que se desenrolaram. Sorte não teve nada a ver com isso. 

Acreditar na sorte concentra seus pensamentos em algo intangível que nem você, nem ninguém pode alterar ou afetar.

O que é pior, a sorte é usada como uma desculpa para explicar falhas ("Foi apenas má sorte") e também desvaloriza os seus sucessos e conquistas ("Foi apenas boa sorte").

2. Inimigo

É verdade que você tem concorrentes, e que, às vezes, para você ganhar, eles têm de perder (e vice-versa). Mesmo assim, não há inimigos em negócios.

Os inimigos são os adversários na guerra, quando as pessoas estão combatendo uns aos outros. Negócio é sobre fazer as melhorias para todos, não sobre eliminar outras pessoas ou empresas. 

O momento em que você cria uma percepção de seus concorrentes, tratando-os como inimigos, você diminui sua gama de negócios. Competidores hoje, poderão, muitas vezes, tornar-se parceiros amanhã.

3. Rejeição

Não seria bom se as pessoas sempre dissessem sim a suas ideias? Bem, às vezes as pessoas não vão gostar de suas ideias, ou até mesmo não gostarão de você e de suas atitudes. 

Você pode ficar descontente e considerar estes casos como rejeição, ou pode entender que o que realmente aconteceu foi que a vontade e a opinião da outra pessoa simplesmente não corresponderam à sua. 

Ao invés de usar uma palavra que automaticamente faz você infeliz, concentre-se em mudar sua abordagem ou se aproxime de outras pessoas que talvez formem uma melhor equipe com você. 

4. Ódio 

Toda vez que ouço alguém usar esta palavra em uma conversa casual, eu penso nos malefícios que ela traz às pessoas. No trabalho, geralmente é algo como: "Eu odeio meu chefe" ou "eu odeio o meu trabalho”. 

Ódio é uma palavra muito forte, e que não traz nada de bom para quem a usa e para quem é alvo dela. Toda vez que você usa esta palavra, está se afastando das pessoas e criando hábitos e atitudes que não são saudáveis.

Eu não estou dizendo que você deve ser doce e meloso sobre tudo, mas por que poluir o seu cérebro odiando algo ou alguém, enquanto poderia estar concentrando seus esforços em assuntos mais interessantes? 

5. “Mas” 

Tenho certeza que você conhece alguém que não consegue dizer nada sobre qualquer ideia, plano, ou atividade, sem “contaminar” a frase com a palavra mas

É sempre algo como "Ei, isso é uma grande ideia, mas ..." ou "Eu concordo que temos de agir, mas ...". O mas é desanimador e sempre acaba com o momento de troca de ideias e a vontade das outras pessoas de discutirem mais. 

Existe um substituto para o mas que não acaba com o momento e ainda abre espaço para novas ideias e discussões. É a palavra E. Da próxima vez que um mas estiver prestes a sair de sua boca, experimente usar um E e perceba a diferença que ele trará para seu ambiente de trabalho e para sua vida também.




Autor: Geoffrey James
Fonte: www.inc.com