Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

17 de setembro de 2012

8 invenções brilhantes descobertas por acidente






Descobertas científicas, normalmente, são resultados de muitos estudos e horas dentro de laboratórios à procura de respostas. Porém, algumas das maiores invenções que a humanidade conhece foram frutos do acaso.


Se não fosse por muitas destas coisas, a vida seria bem diferente para nós ou, ao menos, não tão gostosa. Confira abaixo algumas invenções brilhantes que foram descobertas por acidente:







Forno Micro-ondas – Percy Spencer 




Spencer é conhecido como um gênio da eletrônica. Ele estava arrumando um emissor de micro-ondas quando sentiu uma vibração estranha em suas calças, até parecendo um borbulhar. Ele, então, retirou um chocolate que estava em seu bolso e percebeu que o doce havia derretido. Imaginando que a culpada da situação era a radiação ele imediatamente pensou no potencial culinário da descoberta e, a partir daí, se concentrou em inventar o forno de micro-ondas.

Adoçante Artificial



Assim como muitos adoçantes, os adoçantes feitos de ciclamato foram descobertos por acidente. Michael Sveda estava trabalhando no laboratório para sintetizar medicamentos contra febre. Ele encostou o cigarro na bancada do laboratório e quando o colocou novamente na boca sentiu o sabor doce do ciclamato.

James M. Schlatter, em 1965, estava tentando produzir uma droga contra a úlcera quando decidiu lamber seu dedo que havia se contaminado com uma das substâncias que estava trabalhando. Assim foi descoberto o aspartame que adoça 160 vezes mais do que o açúcar comum.

A sacarina, o mais antigo adoçante artificial, começou a ser produzido em 1878 por Constantin Fahlberg, um químico que trabalhava com derivados de alcatrão de carvão na Universidade Johns Hopkins, e descobriu acidentalmente sua intensa natureza doce.

“Massinha de brincar” – Kutol Products 




Antes de ser encontrada grudada nos tapetes de todas as casas com crianças, a massinha foi criada para ser um produto de limpeza (ironicamente para as mães). A pasta deveria ser passada em papéis de parede sujos – a sujeira ficaria grudada nela e o papel voltaria a ficar limpo. Mas crianças começaram a usar o produto para criar maquetes e para fazer outros trabalhos para a escola. Removendo alguns químicos e adicionando cor à mistura, a massinha foi criada e se tornou um dos brinquedos mais populares de todos os tempos.


Super Bonder – Harry Coover 



Em 1942 o cientista Harry Coover descobriu que a substância que ele havia criado, o cianocrilato, foi um fracasso. Não poderia ser usada para criar uma nova lente de precisão para armas porque, infelizmente, grudava terrivelmente em tudo com que entrava em contato. Apenas seis anos depois, Coover percebeu que a substância que grudava incrivelmente em tudo sem precisar de calor poderia ser um grande negócio e criou então, a Super Cola.

Velcro – George de Mestral 



Um cachorro teve um papel fundamental da invenção do velcro. O engenheiro suíço, George de Mestral, estava caçando com seu cão quando percebeu que algumas plantas e sementes ficavam grudadas no pelo do animal. Ele então tentou reproduzir a técnica usando nylon, criando o velcro que usamos hoje.

"Mola Maluca" – Richard James 



Conhecida originalmente como “slinky”, a mola maluca foi criada em 1943, quando o engenheiro Richard James estava tentando usar molas para que os instrumentos sensíveis de navios não fossem danificados com o balanço das ondas. Um dos seus protótipos caiu no chão e, em vez de rolar, a mola simplesmente se endireitou novamente. James percebeu que brincar com aquilo era divertido e criou a mola maluca. Eventualmente, o brinquedo foi vendido para 300 milhões de crianças.

Marca-passo – Wilson GreatBatch



Um assistente de um professor da Universidade de Bufalo achou que havia arruinado um projeto do mestre. Em vez de usar um resistor de 10 mil ohms para usar em um estudo que iria gravar os movimentos do coração, Wilson escolheu um de 1 megaohm. Ele percebeu que o circuito causava um movimento muito parecido com o do coração, regulando o pulso de pessoas doentes. Hoje em dia, mais de meio milhão de marca-passos são implantados todos os anos.

Penicilina – Alexander Fleming





Em 1928 o cientista escocês Alexander Fleming estava estudando o estafilococo, uma bactéria que causa infecção no aparelho digestivo. Um dia ele chegou ao trabalho e percebeu que um experimento estava contaminado com mofo. Pouco antes de descartar todas as amostras, ele percebeu que o mofo verde estava inibindo o desenvolvimento da bactéria. Ele então fez uma cultura do mofo e descobriu que era o mofo penicilina. Depois de mais experimentos ele estava convencido de que a penicilina não poderia durar tempo suficiente no organismo humano para matar a bactéria patogênica e parou de estudar o fungo em 1931. Em 1934 ele retomou alguns testes clínicos e continuou a buscar alguma maneira de purificação até 1940. O desenvolvimento da penicilina para uso médico foi atribuído ao australiano ganhador do prêmio Nobel Howard Walter Florey que dividiu o prêmio com Alexander e Ernst Boris Chain.


Estas invenções são consideradas acidentes, porém, nunca teriam se tornado realidade se não fosse pelo esforço e pela habilidade de observação dos inventores, que nunca desistiram e levaram em consideração todos os fatores para chegar a uma solução brilhante. É importante perceber que no dia-a-dia do trabalho corremos tanto atrás de soluções mirabolantes para tentar resolver nossos problemas que, às vezes, esquecemos que elas podem estar mais perto do que se imagina e que com perseverança e vontade podemos sempre encontrar soluções melhores para nossa empresa.


Fontes: hypescience.com 
           www.inc.com