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20 de setembro de 2012

4 maneiras de turbinar sua viagem de negócios



Se você é um líder de negócios, viajar muito faz parte do pacote. Seja visitando clientes, fazendo a prospecção de novos negócios, participando de workshops e conferências, ou simplesmente à procura de inspiração em outro lugar,
você nem sempre terá a chance de administrar a sua empresa de dentro do seu escritório.

Mas quando você está na estrada, a tarefa de ser um líder pode ser difícil. Na verdade, a vida na estrada pode se tornar uma parte tão arraigada do ritmo semanal de negócios que para muitos líderes, torna-se algo próximo de uma pequena tarefa - uma rotina enfadonha de terminais de aeroportos, filas intermináveis e check-in e check-out de quartos de hotéis. Então, se para você a melhor parte da viagem de negócios é chegar finalmente em casa, aqui estão quatro maneiras de transformar seu tempo de viagem em uma oportunidade para desenvolver suas habilidades de liderança.

1.Mostre-se como orientador

Há alguns anos atrás, recebi um telefonema de um sócio sênior da firma de contabilidade que eu tinha recentemente sido empregado, atendi ao telefone e ele perguntou se eu poderia usar meu carro e levá-lo ao aeroporto.

Na viagem de 40 minutos para deixá-lo para o seu voo, tivemos uma conversa incrível que anos mais tarde culminou em uma troca de ideias entre pupilo e mentor, e eu acabei reconhecendo aquele homem como meu orientador por muito tempo. Mais tarde descobri que isso era algo que ele fazia com muitos funcionários, não só eu, e isto se tornou uma grande prática que eu tenho usado com sucesso até hoje.

Tente você mesmo. No início e no final de uma viagem, arranje um tempo com alguém que você normalmente não teria mais muito tempo para conversar - acredite em mim, eles valorizarão estes momento mais do que você imagina.

2. Aprenda a arte do contexto.

A maioria das viagens de negócios hoje em dia consiste em paradas irritantemente inconvenientes, incluindo as linhas de segurança para os voos, as transferências dos hotéis para aeroportos, a espera no salão do terminal. Como consequência, muitas vezes terminamos um dia de viagem com uma vaga sensação de não termos conquistado nada.

Mas aqui está a coisa: todas estas paradas são totalmente previsíveis.

Nós sabemos que toda viagem terá a espera da linha de segurança, a transferência dos hotéis, a espera no portão de embarque ou nos lounges. Dessa forma, é totalmente possível se planejar com antecedência para usar esse tempo com sabedoria.

Quando estou viajando, eu mantenho comigo uma pasta de coisas que eu sei que posso trabalhar e resolver rapidamente. Eu deixo o meu telefone pré-programado com chamadas que eu sei que podem ser resolvidas em qualquer momento livre. Meu tablet tem uma tela de ícones com aplicativos e sites que eu posso acessar de forma proveitosa sem perder tempo.

3. Use o tempo para você

A grande armadilha das viagens de negócios que acontece com a maioria dos líderes empresariais é que eles se preocupam em fazer aquilo que poderiam estar fazendo no escritório.

Quantas vezes você já caminhou pelo corredor de um avião e observou as pessoas checando seus emails, completando planilhas de Excel ou aperfeiçoando apresentações em PowerPoint?

E tudo isso longe das condições ideais – cabines com ar pressurizado, privação de sono, em condições precárias, lutando por espaço nas poltronas, sem acesso às ferramentas e recursos que você tem disponíveis no escritório.

Da próxima vez que você viajar, reserve um tempo para si mesmo. Leia um livro que você está prometendo a si mesmo que leria. Dê uma olhada nesses relatórios que você sabe que deveria ler, mas não teve tempo. Assista a um filme ou um CD novo, aproveite esses momentos para criar um ambiente desafiador e inspirador, onde você é o único beneficiado. Assim, quando precisar trabalhar em assuntos da empresa, você estará mais apto e terá uma melhor produtividade.

4. Adicione tempo e subtraia estresse 

Eu sempre me orgulhei da eficiência de minhas viagens de negócios. Eu entrava, fazia o que eu estava lá para fazer, e saía. Meus voos eram programados para chegar a tempo de eu tomar banho e me arrumar (talvez nem isso), ir minhas reuniões e depois correr de volta para o aeroporto e para casa.

E adivinha o que? Eu aprendi muito como um administrador, e nada como um líder. Sim, eu concluía a venda, trocava informações com o cliente, ou aprendia as melhores práticas sobre determinado assunto, mas eu nunca tive oportunidade de olhar para trás e perceber os benefícios que um percurso mais lento e sem pressão me traria.

Desde que eu mudei minha abordagem para me permitir um tempo maior de calmaria nas viagens, eu olho para trás e reconheço as experiências notáveis que vivi e aprendi muito, me desenvolvendo como um líder. Faça o tempo durar mais, invista no incomum, saia da sua zona de conforto, e cresça como um líder. 



Autor: Les McKeown 
Fonte: www.inc.com