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12 de setembro de 2012

4 cuidados para não perder clientes virtuais



No e-commerce, a conquista de um cliente acontece por etapas. A primeira delas é encontrar um tráfego qualificado de pessoas que tenham interesse nos produtos comercializados em sua loja virtual. A segunda etapa
é fazer com que essas pessoas visitem seu empreendimento online por meio de um bom trabalho de divulgação.


 A próxima fase é conseguir converter os visitantes em clientes e, para isso, o lojista deve desenvolver formas de conquistar esse potencial consumidor com um atendimento de qualidade, formas de pagamento diferenciadas, descontos, etc. Após o consumidor ter comprado em sua loja virtual, chega o momento de fidelizá-lo: ativar o pós-venda e fazer com que ele volte.

Após essa maratona, só quem consegue conquistar um cliente sabe a importância que ele tem e que não vale à pena perdê-lo para a concorrência. Por isso, é importante que o lojista observe alguns fatores que podem levar potenciais consumidores a desistirem de comprar em uma loja virtual e tome cuidado para que tais situações não ocorram em seus negócios:

Insatisfação com produtos e serviços
Muitas vezes, o consumidor que já comprou na loja desistiu de voltar devido a sua cartela de produtos ou forma de prestação de serviços. Por isso, é preciso constantemente atualizar os produtos oferecidos na loja, além de modernizar ao máximo a prestação de serviços;

Retorno demorado por parte do lojista
Ninguém gosta de esperar, muito menos quem é cliente. Ao deixar o consumidor esperando, acaba-se dando “um tiro no próprio pé”, pois joga-se no lixo todo um trabalho de divulgação que foi realizado inicialmente. Por isso, buscar a pontualidade, a velocidade e a disponibilidade é essencial, pois a internet possibilita um atendimento rápido e eficiente;

Ausência de estratégias diferenciadas
Disponibilizar ao cliente aquilo que, ainda, ninguém ofereceu com melhores condições e valores atrativos não é uma tarefa fácil, mas se o lojista não buscar uma forma de se destacar dos demais, a falta de estratégias diferenciadas acaba sendo um motivo para perder a preferência do consumidor. Para evitar esse tipo de circunstância, é preciso inovar;

Falha no processo da negociação
O lojista deve ter em mente que todo o processo de negociação precisa ser completo e sem falhas, desde a visita do cliente à loja, passando pela escolha e compra do produto, até o momento em que a encomenda chega à casa do consumidor, sem sofrer nenhum tipo de problema. Caso contrário, certamente, isso fará o cliente desistir de comprar online. 

Além de representar um gasto desperdiçado, perder um cliente no e-commerce, consequentemente, acarreta em:

• Um consumidor a menos;
• Um fã a menos da loja virtual no Facebook;
• Um seguidor a menos no Twitter e,
• Inúmeros potenciais e-consumidores sem referência e sem indicação do seu empreendimento virtual. 

Diante disso, é preciso ter em mente que, se conquistar um e-consumidor é difícil, perdê-lo é muito fácil. Por isso, desenvolver de forma eficiente todas as práticas, técnicas e processos virtuais para a expansão do empreendimento é a melhor maneira de firmar seus clientes na loja.

Fonte: ecommercenews.com.br

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