Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

11 de setembro de 2012

Como escolher uma impressora para a empresa





Existem muitos tipos de impressora disponíveis no mercado, cada uma com características próprias, que priorizam desde o baixo custo de aquisição e manutenção até a qualidade máxima de impressão.  Mas qual tipo
de impressora é a mais adequada para atender a sua necessidade? Antes de optar por um modelo ou marca, é necessário avaliar algumas características que podem ajudar na sua escolha.
As impressoras mais comuns são as de jato de tinta, laser, matricial e a térmica. As duas primeiras são mais indicadas para uso em escritórios e as demais para automação comercial. Existem também impressoras com tecnologias específicas, normalmente utilizadas em indústrias (como a de plástico) ou empresas que trabalham com impressão em larga escala, como gráficas por exemplo. Para os usuários domésticos e para a maioria das empresas, é recomendável a utilização de um destes quatro modelos citados, pois além de atender às necessidades do dia-a-dia, possuem um preço acessível e menor custo de manutenção.

Veja as características de cada tipo de impressora:

Impressoras de jato de tinta – essas são as mais conhecidas e utilizadas, além de estarem entre as mais baratas. As impressoras jato de tinta, como o próprio nome sugere, realizam a impressão através do jateamento de pequenas gotículas de tinta armazenada em cartuchos dentro da impressora.
A vantagem em utilizar uma impressora jato de tinta é que ela é capaz de imprimir em praticamente qualquer tipo de papel. Os cartuchos das impressoras a jato são muito mais baratos do que o toner utilizado em impressoras a laser. Este tipo de impressora é muito recomendado para impressões coloridas e de imagens.

Impressoras a laser – estas não utilizam tinta líquida, a impressão é feita através do aquecimento dos pigmentos de tinta em pó, armazenados em um toner, por raios laser.
As impressões a laser são recomendadas para grandes quantidades de impressão e maior qualidade gráfica, existindo as que imprimem em cores ou somente preto e branco. Tanto o preço da impressora quanto dos suprimentos são bastante altos se comparados à impressora jato de tinta e ao seu cartucho.

Impressoras matriciais - apresentam o menor custo por impressão. Elas utilizam uma fita impregnada com tinta. A impressão é feita quando o cabeçote, contendo várias agulhas, pressiona a fita contra o papel.
Além de a fita ser muito barata e poder ser utilizada por muito tempo, o papel utilizado em uma impressora matricial também é muito barato.
Este tipo de impressora é muito utilizado em lojas, para imprimir orçamentos.

Impressora térmica – este tipo de impressão é o mais indicado para automação comercial de qualquer tipo de negócio, por ser rápido, silencioso e econômico. As impressoras térmicas são mais resistentes e têm menos partes móveis sujeitas a desgaste. São ideais para etiquetação, emissão de cupons, entre outros.
Estas impressoras podem trabalhar com dois tipos de impressão, a térmica direta, que consiste no aquecimento do papel térmico, e a impressão por termo transferência que conta com um ribbon que ao ser aquecido, transfere a tinta para o papel. Para maiores informações sobre os tipos de impressão, consultar o artigo “Porque utilizar uma impressora térmica para imprimir etiquetas?”.

            Impressoras térmicas fiscais e não fiscais
            A diferença principal entre estas é que a impressora fiscal tem uma memória, e é a única homologada para impressão da Nota Fiscal Eletrônica. Tudo que é impresso na impressora fiscal é gravado na memória e pode ser consultada por um fiscal do governo. A memória fiscal é inviolável, permanente e não apaga mesmo que a impressora seja desligada. Se a memória fiscal de uma impressora encher, a impressora deverá ser substituída não podendo ser reaproveitada.

Fontes: autocomnews.blogspot.com.br             www.edsouza.net