Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

3 de agosto de 2012

Os 10 clichês dos preguiçosos



Utilizar certos chavões do mundo dos negócios a todo momento não é apenas irritante. O uso de alguns chavões também mostra que você é preguiçoso - e não apenas em palavras mas em ações:

"Não trabalhe duro, trabalhe de forma inteligente." 
O que eu penso quando você diz isso para mim? 
Um: Você está dizendo que eu sou estúpido? Dois: Você está dizendo que seja lá o que eu estiver fazendo, que é possível fazer com muito menos tempo e esforço?

Se você sabe como eu poderia ser mais eficiente, me diga como. Se você sabe que há uma maneira melhor, me mostre como. Se você acha que há uma maneira melhor, mas não sabe o que é, fale dessa forma. Admita que você não tem a resposta, e então me peça para te ajudar a descobrir. 

E, o mais importante, reconheça que às vezes a única coisa a fazer é trabalhar duro. Então saia da sua zona de conforto e me ajude!

"Não há nenhum Eu na equipe." 
Claro que há. Há tantos Eus como membros da equipe. Para esses indivíduos, quanto mais "individual", melhor. Isso serve para tornar a equipe mais forte. As melhores equipes são muitas vezes uma mistura dos talentos individuais, perspectivas e objetivos de cada membro da equipe. Se você quiser uma equipe para trabalhar duro e conseguir mais, certifique-se que cada pessoa sente que não só pode atingir o objetivo da equipe, mas também seus próprios objetivos. 

Invista tempo para descobrir como cada indivíduo na equipe pode fazer as duas coisas, em vez de fazer do jeito preguiçoso de simplesmente reprimir a individualidade na busca do coletivo. 

"Apenas não era para acontecer." 
Destino não tem nada a ver com isso. Algo correu mal. Descubra o que deu errado e aprenda com isso. 

"Ah, não era para ser." não é apenas coisa de preguiçoso, mas também coloca a responsabilidade em outro lugar. 

"Vamos analisar melhor o que podemos fazer da próxima vez." é capacitar e colocar a responsabilidade onde deve estar: em você!

"Isso provavelmente não é o que você quer ouvir." 
É chato ouvir más notícias, sem dúvida. Mas quando você diz que algo não é o que eu quero ouvir, você desloca a questão para o meu lado da mesa. De alguma forma isso se tornou o meu problema. 

Não se esquive. Explique por que você tomou uma decisão. Explique a lógica. Explique seu raciocínio. Isso ainda pode ser algo que eu não queira ouvir, mas dessa forma o foco permanece sobre a questão e não em mim. 

"Percepção é realidade."
Sim, sim, eu sei: Como eu percebo alguma coisa é a minha versão da realidade, não importa o quão errada minha percepção possa estar. Mas se outras pessoas percebem uma realidade diferente de você, trabalhe para mudar essa percepção. Tornar a realidade real. 

Além disso, as percepções são fugazes e estão em constante mudança. A realidade dura para sempre, ou pelo menos até uma nova realidade vir para substituí-la. 

"Nós queremos a sua opinião." 
Você vê e ouve uma linha semelhante em todos os lugares: sites, cartazes, reuniões. 

Não seja passivo se você realmente quer um feedback. Não apenas torne fácil para as pessoas darem seu feedback. Vá buscá-lo. Seja ativo.

Pergunte!

As pessoas que realmente querem um feedback assumem a responsabilidade de conseguir esse feedback - elas não esperam para recebê-lo.

"Faça agora e peça desculpas depois."
Ou o famoso: "Se arrependa do que você fez, e não do que deixou de fazer." Você não é corajoso ou um ousado tomador de riscos, você é preguiçoso e indulgente com você mesmo. As boas ideias raramente são sufocantes. As pessoas gostam do melhor, se não gostam da sua ideia, o problema geralmente não são eles: É você.

Não tome o caminho mais fácil. Descreva o que você quer fazer. Prove que faz sentido. Faça as pessoas seguirem você.

Então o que você faz tem uma chance muito maior de sucesso.

"O fracasso não é uma opção." 
Este é frequentemente usado por um líder que fica frustrado e quer encerrar as perguntas sobre uma decisão discutível ou um objetivo aparentemente impossível: "Escute gente, o fracasso simplesmente não é uma opção." (Bate na mesa com força!) 

O fracasso é sempre uma possibilidade. Só porque você diz que não é, não vai fazê-lo assim. 

Não busque por um chavão. Justifique sua decisão. Responda as perguntas difíceis. Se não for possível, talvez sua decisão não é tão sábia, afinal. 

"Não vamos reinventar a roda." 
Porque veja, a sua roda pode vir a ser a melhor roda, o que significa que minha roda não era tão boa. 

E não podemos ter isso!

"Isso é o que é." 
Aqui está outra declaração de encerramento. "É o que é" normalmente significa: "Eu sou muito preguiçoso para tentar torná-lo diferente, então, pelo amor de Deus, pare de falar sobre isso!" 

"Isso é o que é" só é verdade se você não tomou o caminho mais fácil, permitindo que "isso" continue sendo "isso".

Fonte: Inc.com