Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

29 de agosto de 2012

Como reduzir os gastos com telefonia



Wanderson Alexandre de Oliveira, coordenador de marketing corporativo da Claro Empresas, analisou as necessidades das empresas para os trabalhos externos e constatou que é possível otimizar os recursos e rever os gastos, reduzindo muito os custos de telefonia.

Veja a seguir as dicas para tirar o melhor proveito dos serviços de telefonia sem gastar tanto:

1. Conciliar serviços
Contratar telefonia para serviços de voz, pensando também nas necessidades de mobilidade, pode garantir descontos e resultar em cortes de gastos. É preciso negociar com a operadora e escolher um plano que cubra todas as suas necessidades. Por exemplo: escolher um pacote para ligações, com acesso à internet em alta velocidade, permite que o funcionário acesse o sistema de vendas da rua, reduzindo gastos com locomoção e tempo.

2. Controlar acesso
Fazer uma boa gestão da utilização das linhas também é fundamental quando o objetivo é reduzir custos. Para ajudar, há serviços de gestão online que permitem definir quanto o funcionário poderá usar o aparelho para diferentes operações (chamadas, acesso à internet e envio de torpedos), além de restringir o uso por horário e dia da semana.

3. Equipar adequadamente
É importante dimensionar exatamente o que precisa para não ter aparelhos subaproveitados ou inadequados para executar determinadas operações. Para acertar na seleção, é essencial ter clareza das funções que serão utilizadas no dia a dia. “O ideal é que os desejos pessoais não influenciem na escolha do equipamento, pois isso pode ocasionar um maior custo”, diz Oliveira.

4. Usar os históricos
Quando o assunto são os gastos com telefonia, deve-se levar em conta que o empreendedor tem acesso a informações e históricos das linhas. Esses documentos podem ser usados para projetar demandas futuras e fazer planejamentos adequados, o que torna mais fácil prever o orçamento necessário para telefonia/mobilidade.

Conheça as opções em tecnologia existentes para baixar custos em telefonia:

Voz sobre IP, também chamado VoIP, é o roteamento de conversação usando a rede de computadores com protocolo IP. Em geral a comunicação de VoIP para VoIP é gratuita. Existem programas que podem ser usados sem custo algum, desde que seu computador possua acesso a uma rede com um servidor VoIP ou internet. 

O Skype é um programa para comunicação via internet. Permite comunicação de voz e vídeo gratuitamente entre os usuários. Para ligar para quem não é usuário, é preciso adquirir créditos online, ao valor médio de R$ 15,00 por mês.

O ATA (Adaptador de Telefone Analógico) conecta um ou mais aparelhos telefônicos comuns a uma rede VOIP, e pode ser comprado em lojas de informática. Com ele, o computador não precisa permanecer ligado para fazer ou receber uma chamada: basta estar conectado à Internet. Alguns modelos se conectam também à linha telefônica convencional, permitindo receber e fazer chamadas de forma simples e prática.

Asterisk é uma plataforma VoIP gratuita e de código aberto que pode substituir um PABX. Roda sobre o sistema operacional Linux e possui vários tipos de protocolo VoIP. Para fazer ligações para telefones fixos e celulares é necessária a aquisição de placas especiais para ligar sua rede VoIP à rede publica. 

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios/ revistaesbrasil.com.br