Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

17 de julho de 2012

9 características de uma equipe motivada



Você acha que seus funcionários podem estar menos motivados do que antes? A produtividade de uma empresa pode cair se as pessoas estiverem desanimadas para trabalhar, principalmente em equipes pequenas. Elas podem se comprometer e se focar menos,
contribuindo para que os resultados apenas se mantenham – ou piorem. 
É importante observar para buscar ajudar as pessoas e manter a equipe bem – manter a comunicação aberta e a equipe informada de tudo são duas formas de estimular as pessoas. Para ajudá-lo a avaliar sua equipe, José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), lista nove características de pessoas motivadas:
1 Elas vestem a camisa
Pessoas motivadas têm espírito de equipe, são comprometidas e participam de tudo o que acontece na empresa. Elas fazem seu trabalho e apoiam as outras áreas, para que o trabalho seja mais organizado.
2 Chegam no horário ou antes
Atrasos constantes são um forte indício de que a pessoa está menos motivada. “Todo mundo pode ter um problema no trânsito, mas se uma pessoa costuma chegar às 8 horas e passa a chegar às 8h15, 8h30, 8h40 por várias semanas, é bem possível que ela esteja desmotivada”, diz Marques.
3 Assumem riscos e desafios
Elas trazem a responsabilidade para si e gostam de dar sua contribuição e tomar a frente de projetos. “É como se a energia dela fosse essencial para a empresa.”
4 São criativas
A motivação está diretamente ligada à criatividade e à inovação.
5 Compartilham
Pessoas motivadas gostam de falar sobre o que estão fazendo, sobre a história da empresa e o que ela tem conquistado. Elas comentam com fornecedores, amigos e parentes. “Quanto maior a minha energia, maior a minha motivação, e eu compartilho mais.”
6 São organizadas
Há energia na equipe e parece haver uma felicidade maior. Isso se reflete também no espírito de equipe e na organização dos processos e do ambiente. “A conexão e a organização são fortes indícios de que está tudo bem.”
7 Olham de frente sem titubear
Desviar o olhar não é um bom sinal. Pessoas motivadas cumprimentam, olham no olho e não fogem da presença dos outros ou do chefe.
8 Andam arrumadas
Ir trabalhar frequentemente com uma aparência descuidada mostra desmotivação. “A roupa faz muito sentido. Se estou sempre amassado, feio, com o cabelo do jeito que acordei, provavelmente não estou bem.”
9 Usam palavras positivas
Mais do que as frases, as palavras, individualmente, têm um peso importante. As frases podem ser maquiadas, mas se o uso de palavras negativas é muito frequente, sempre apontando para um problema ou dificuldade, por exemplo, isso indica desmotivação.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios