7 dicas para melhorar a logística no e-commerce
A logística é um calo na maioria das lojas virtuais – pequenas, médias ou grandes. Deixar de entregar o pedido, enviar o produto errado ou fora do prazo é acabar o relacionamento com o cliente.
1 – Organize a empresa antes de começar a vender pela internet
É fundamental que TODAS as informações estejam interligadas e para isso nada melhor que um sistema de gerenciamento ERP. Ah! Atente-se para os que possuem sua plataforma toda online e oferecem tudo em módulos de acordo com a necessidade de cada empresa. Um ERP via web é ótimo pois permite que você acesse os dados da sua empresa de qualquer lugar, sem dizer que sua empresa está na internet!
2 – Trabalhe com o estoque do seu fornecedor
Fornecedores e distribuidores possuem estoques grandes, e dependendo da sua relação com seu fornecedor, você pode negociar a compra dos seus produtos e estocagem no próprio estoque do fornecedor. Assim você consegue gerenciar demandas maiores que a capacidade do seu estoque. Mas lembre-se, é sempre preferível ter os equipamentos em seu próprio estoque.
3 – Embalagem correta
Nenhum cliente admite receber um produto com a embalagem aberta ou rasgada. Vale testar a embalagem em condições extremas para evitar perdas com avaria.
4 – Prazo
Passe ao cliente a data de entrega com uma margem de segurança, pois isso é melhor surpreender o cliente com uma entrega antes do previsto do que prometer uma data impossível de ser cumprida. Talvez num primeiro momento, tendo um prazo maior você perca algumas vendas, mas com o tempo vai ganhar os clientes daquele concorrente apressadinho que não da conta das suas promessas.
5 – Rastreamento
Vale lembrar que é interessante oferecer sistemas que permitam ao consumidor acompanhar, de casa, em que fase está o atendimento de seu pedido. Isso tem nome e até tese de mestrado: administração de filas. Cliente bem informado perdoa um atraso porque sente que a empresa se preocupa com a ansiedade dele de receber o produto.
6 – Escolha muito bem as empresas responsáveis pela entrega
Os correios tomam conta de 70% deste mercado, mas existem outras alternativas como a Total Express, por exemplo. Repare nos preços, pois como é o cliente que paga o frete, um preço bacana torna-se um diferencial. Procure disponibilizar todas as opções possíveis: transportadora, motoboy, Sedex, e-Sedex, PAC, entrega na loja física (se tiver).
7 – O e-commerce é campeão nos processos de troca
Afinal, o cliente não viu o produto antes de comprar.
Natural. Por isso use e abuse da logística reversa. Busque a mercadoria na casa do cliente, não deixe que ele tenha trabalho algum, para que não se arrependa de comprar pela internet. Como cortesia, independente do motivo, não cobre o primeiro frete da troca. No site crie uma página explicando detalhadamente como funcionam as trocas e devoluções.
Pronto, cumprindo cada um destes itens, acredito que você já está um pouco mais preparado para encarar um e-commerce de forma profissional.
Fonte: cursodeecommerce.com.br
1 comentários:
Obviamente que na prática tudo é muito mais complexo, o que não deixa de ser importantíssimas essas dicas. Cada um dos itens aponta para a direção certa desse trabalho de logística, e que vou anotar direitinho como guia daqui pra frente. Muito Obrigado!
21 agosto, 2012Postar um comentário