Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

1 de junho de 2012

4 momentos para se afastar do computador



A tecnologia é tão crucialmente importante para o meu negócio, que é difícil imaginar como eu poderia executar com êxito as coisas sem ele. Ele me permite ficar conectado aos meus clientes e parceiros em outras partes do mundo,
funcionam perfeitamente quando em locais remotos e simplificam tarefas que, se feito manualmente iria consumir uma quantidade inimaginável de meu tempo. Os benefícios da tecnologia também são essenciais para nós competimos cabeça a cabeça com as empresas que são muito maiores que a minha. 


Seja como for, os perigos da tecnologia também não devem ser subestimados. Como a maioria das coisas na vida, se não for adequadamente gerida, os prazeres que a tecnologia oferece podem rapidamente se transformar em dor. É por isso que eu incentivo os empresários a estar atentos e evitar os problemas que vem com ao depender demais da tecnologia. 


Aqui estão algumas das minhas dicas para a prática da moderação tecnológica: 


Ao estabelecer relacionamentos. 
Ao estabelecer um relacionamento com potenciais clientes e parceiros, sugiro abrir mão do e-mail e programas de conferência via web em favor de reuniões pessoais para que você possa ter uma noção sólida de personalidade, estilo e necessidades. Dessa forma, com o progresso das coisas, você pode celebrar os sucessos, ou solucionar os empecilhos que irão aparecer, você estará trabalhando em uma base mais robusta e mais profunda de compromisso com o outro.


Complexidade? Stress? Sensibilidade? Vala e-mail. 
Existem pessoas que acreditam erroneamente que o email oferece algum tipo de capa de invencibilidade que os libera para eletronicamente ignorar maneiras que normalmente seriam observadas através de interações presenciais. O comportamento passivo-agressivo por emails é combatido utilizando os recursos de encaminhamento como armas. Além disso, quando os e-mails começam a virar um 'pingue-pongue' é perceptível que as pessoas estão se desentendendo, essa é a hora de levar as coisas offline, pegar o telefone, ou ir até a sala do outro. Apesar do email ser ótimo para muitas coisas, geralmente não é o melhor meio para questões complexas, situações estressantes, ou assuntos sensíveis. 


Quando você está inadimplente com suas tarefas. 
Outra atração da tecnologia é a tendência à multitarefas, este é particularmente o mais tentador para mim. Há uma abundância de estudos que mostram que, em vez de multitarefas, é melhor concentrar-se sucessivamente em um projeto de cada vez. O problema é que a vida muitas vezes simplesmente não funciona dessa maneira. Você recebe uma chamada urgente no celular sobre uma questão importante de entrega de mercadorias, e em seguida recebe um email de um revendedor com necessidade de uma resposta imediata, e, ao mesmo tempo, uma chamada de casa porque um dos seus filhos precisa ser buscado na escola por causa de uma febre. Esse tipo de emergência certamente acontece, mas há muito tempo não urgente que você pode optar por trabalhar de forma mais eficaz e resistir ao impulso das multitarefas, mesmo que seja contra-intuitivo!


Ao mostrar gratidão. 
Às vezes, a comunicação offline é simplesmente melhor. Quando alguém se desvia de seu caminho por bondade para lhe ajudar, interrompa o seu dia ocupado e tenha tempo para escrever à mão uma nota de agradecimento. Claro, é mais fácil enviar um e-mail demonstrando seu agradecimento. Mas o mais fácil nem sempre é o melhor... dê uma pausa para a causa, pegue a sua caneta e agradeça de forma adequada. A pessoa vai apreciar mais do que você imagina. 


Embora seja preciso disciplina, adaptar uma forma mais deliberada e moderada de abordagem da tecnologia pode melhorar o seu negócio e, definitivamente, reduzir o estresse. Faça um teste, e veja você mesmo os resultados!


Fonte: Inc.com