Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

2 de maio de 2012

Porque utilizar uma impressora térmica para imprimir etiquetas?

Porque utilizar uma impressora térmica para imprimir etiquetas? As impressoras se diferenciam pelo método de impressão: térmica, laser e jato de tinta, entre outras. Todas essas impressoras podem imprimir etiquetas, porém
cada impressora possui uma característica própria para o uso.

As impressoras térmicas foram desenvolvidas especialmente para imprimir etiquetas e códigos de barras, veja alguns diferenciais que uma impressora de etiquetas proporciona:



  • Agilidade
O grande diferencial das impressoras térmicas é que possuem um dispositivo próprio para o encaixe dos rolos de etiquetas, facilitando e agilizando o processo de impressão.
  • Economia
Uma impressora de etiquetas, além de poupar tempo, proporciona baixo custo de impressão por etiqueta em relação as impressoras jato de tinta e laser, que são mais caras tanto na aquisição, quanto na manutenção de seus componentes. 

  • Qualidade
Outro fator muito importante é em relação à qualidade e nitidez da impressão do código de barras!

Observe a imagem:

Nota-se que a impressão feita por impressora jato de tinta e laser apresentam algumas falhas, enquanto a impressão feita em uma impressora específica térmica não apresenta falha alguma. A qualidade de uma etiqueta reflete diretamente no atendimento do caixa na sua loja, onde os leitores não conseguem reconhecer os códigos e é preciso digitá-los manualmente, gerando maior tempo para fechamento da venda e insatisfação dos clientes com a espera.

Transferência Térmica e Térmica Direta

As impressoras térmicas possuem dois métodos de impressão: por transferência térmica e térmica direta. A impressão por transferência térmica, com utilização do ribbon, é a mais comum.

O funcionamento ocorre da seguinte maneira: a cabeça de impressão aquece o ribbon (um rolo de fita de impressão), e este, por sua vez, transfere o entintamento para a etiqueta. O ribbon ajuda a preservar a cabeça de impressão, pois o atrito entre essa região e a etiqueta é menor. É importante verificar a qualidade do ribbon e configurar corretamente a temperatura e velocidade da impressão.

Já no método de impressão térmica direta, não é necessário a utilização do ribbon, pois a impressão é feita diretamente na etiqueta térmica. Esse método de impressão é utilizado em aplicações específicas. Em geral, além de serem mais caras, as etiquetas termossensíveis apresentam menor durabilidade. Esse método de impressão é bastante utilizado em impressoras portáteis e impressora de pulseiras.

Fonte: compextec.blogspot.com.br

Veja abaixo um vídeo da Automatizando sobre as impressora térmicas, principais características e utilizações: