Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

27 de abril de 2012

6 passos para definir o seu Verdadeiro Norte



Há alguns anos trabalhamos com o novo CEO de uma empresa de bens de consumo embalados. Ele percebeu uma falta de alinhamento entre a sua nova equipe de gestão com as metas da corporação e a direção estratégica.



Nós trabalhamos com ele para definir o verdadeiro objetivo da empresa e, em seguida, para incorporá-lo a organização. Nós finalizamos este trabalho com uma forte valorização do alinhamento de uma organização em torno do que chamamos de seu "Verdadeiro Norte".


O que queremos dizer com Verdadeiro Norte? Uma empresa frequentemente encontra bifurcações no meio do caminho; O Verdadeiro Norte é uma ferramenta de tomada de decisão que a equipe de gestão pode utilizar para escolher o caminho a seguir. Dito de forma diferente, Verdadeiro Norte é "romper todos os laços" que regem o objetivo de como a empresa deve operar. 


O Verdadeiro Norte para o objetivo de uma empresa pode ser um dos seguintes:
  • Entregar um retorno de dois dígitos para os nossos investidores;
  • Fornecer o melhor serviço aos cliente em nosso nicho de mercado;
  • Ter operações de menor custo;
  • Aumentar volumes em taxas de dois dígitos;
  • Equilibrar as necessidades de nossos acionistas e servir todos eles com o melhor de nossa capacidade.

O nosso cliente escolheu "entregar retornos de dois dígitos para os nossos investidores", como seu Verdadeiro Norte. (Nota: Nós somos grandes fãs de equipes de gestão com um objetivo em torno de maximizar os retornos aos investidores. Em nossa opinião, uma equipe de gestão deve atender todos os seus acionistas bem, a fim de maximizar o retorno dos investidores).


6 passos para encontrar o seu Verdadeiro Norte


Levamos o nosso cliente através de um processo de seis etapas para definir e coordenar o seu Verdadeiro Norte:


Passo 1: Desenvolver diversas regras para Verdadeiros Nortes potenciais; Elas devem ser simples e claras dentro do objetivo que rege o estatuto da empresa.


Passo 2: Alinhar a equipe de gestão com o Verdadeiro Norte para os negócios. 


Passo 3: Faça uma avaliação honesta de como a empresa tem operado nos últimos anos contra o Verdadeiro Norte escolhido; Encontre e quebre as barreiras potenciais para incorporá-lo no DNA da empresa e seguir em frente.


Passo 4: Comunicar, comunicar, comunicar! Todos na organização devem ser capazes de recitar as regras do Verdadeiro Norte em seu sono e saber como aplicá-lo em seu dia-a-dia.


Passo 5: Melhorar os fluxos de informação, de modo que todos na empresa tenham a informação de que necessitam para tomar decisões que permitam atingir o objetivo do Verdadeiro Norte.


Passo 6: Siga o caminho. Como líder, você precisa ter certeza que decisões difíceis serão tomadas rapidamente em função dos objetivos do Verdadeiro Norte. Procure oportunidades para sacudir velhos comportamentos organizacionais que não estão alinhados com o Verdadeiro Norte. Teste o compromisso da organização com o Verdadeiro Norte frequentemente para que você possa moldar o negócio ao comportamento desejado. 


Definindo e incorporando os objetivos do Verdadeiro Norte da equipe a organização, o CEO foi capaz de fazer uma série de decisões de negócios difíceis rapidamente, incluindo decisões de compra e venda, a entrada em um novo mercado e expansão nos mercados existentes.


Você e sua organização tem um Verdadeiro Norte? O quão bem você e sua equipe estão alinhados em torno dele? Seguindo os passos descritos acima, você pode ser capaz de mobilizar mais facilmente o seu negócio em torno do  caminho escolhido para seguir em frente.


Autor: Karl Stark and Bill Stewart
Fonte: Inc.com