Porque utilizar uma impressora térmica para imprimir etiquetas?
cada impressora possui uma característica própria para o uso.
As impressoras térmicas foram desenvolvidas especialmente para imprimir etiquetas e códigos de barras, veja alguns diferenciais que uma impressora de etiquetas proporciona:
- Agilidade
O grande diferencial das impressoras térmicas é que possuem um dispositivo próprio para o encaixe dos rolos de etiquetas, facilitando e agilizando o processo de impressão.
- Economia
Uma impressora de etiquetas, além de poupar tempo, proporciona baixo custo de impressão por etiqueta em relação as impressoras jato de tinta e laser, que são mais caras tanto na aquisição, quanto na manutenção de seus componentes.
- Qualidade
Outro fator muito importante é em relação à qualidade e nitidez da impressão do código de barras!
Observe a imagem:
Nota-se que a impressão feita por impressora jato de tinta e laser apresentam algumas falhas, enquanto a impressão feita em uma impressora específica térmica não apresenta falha alguma. A qualidade de uma etiqueta reflete diretamente no atendimento do caixa na sua loja, onde os leitores não conseguem reconhecer os códigos e é preciso digitá-los manualmente, gerando maior tempo para fechamento da venda e insatisfação dos clientes com a espera.
Transferência Térmica e Térmica Direta
As impressoras térmicas possuem dois métodos de impressão: por transferência térmica e térmica direta.
A impressão por transferência térmica, com utilização do ribbon, é a mais comum.
O funcionamento ocorre da seguinte maneira: a cabeça de impressão aquece o ribbon (um rolo de fita de impressão), e este, por sua vez, transfere o entintamento para a etiqueta. O ribbon ajuda a preservar a cabeça de impressão, pois o atrito entre essa região e a etiqueta é menor.
É importante verificar a qualidade do ribbon e configurar corretamente a temperatura e velocidade da impressão.
Já no método de impressão térmica direta, não é necessário a utilização do ribbon, pois a impressão é feita diretamente na etiqueta térmica. Esse método de impressão é utilizado em aplicações específicas. Em geral, além de serem mais caras, as etiquetas termossensíveis apresentam menor durabilidade.
Esse método de impressão é bastante utilizado em impressoras portáteis e impressora de pulseiras.
Fonte: compextec.blogspot.com.br
Veja abaixo um vídeo da Automatizando sobre as impressora térmicas, principais características e utilizações:
5 comentários:
Boa Noite. Esta impressora termica imprime qualquer papel, pois tenho uma e coloquei um pedaço do papel A4 de ofício e não imprimiu nada.
20 fevereiro, 2013Obrigado pela resposta, A impressora que comprei é Brother QL 700, outra coisa que gostaria de sua ajuda, tenho um rolo de 100 metros ou seja 5,0 cm x 100 mts.
23 fevereiro, 2013Este rolo é de etiqueta comum,(a etiqueta que digo está no rolo todo de 100 mts sem picotes ) há a possibilidade de mexer na Brother QL 700 para que eu possa imprimir os 100 mts contínuos ( a vantagem desta é que imprimi e corta )
Agradeço sua resposta
Bom dia Gabriel e obrigado pela resposta.
23 fevereiro, 2013Gabriel eu tenho uma Brother 700 e tenho um rolo de papel adesivo na medida de 5,0 cm x 100 metros, (ou seja o rolo é continuo sem separação de etiqueta ) e gostaria de saber se há a possibilidades de mexer na Brother QL 700 para imprimir estes rolos pois a vantagem é que a impressora corta. Claro que não vai caber o rolo na caixa da impressora, porém posso fazer uma adaptação por trás tipo um carretel.
Aguardo sua resposta. Abração
Lobon, boa tarde.
25 fevereiro, 2013Nesse caso será necessário mexer nas configurações da impressora para que ela "desative" o cortador a cada impressão. Nesse caso não consigo te ajudar pois não conhece esse modelo, porém creio que é possível pois outros modelos de impressora que possuem cortador há a opção de desabilitá-lo.
Gostaria de saber se posso imprimir qualquer coisa (por exemplo, um arquivo do Word) em uma impressora térmica não-fiscal.
21 abril, 2015Postar um comentário