Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

20 de março de 2012

6 maneiras de ser um grande chefe para o seu estagiário

Olhando para trás, no meu início de carreira, percebo que muitas das habilidades que me ajudaram a manter-me no "mundo real" não vem do que aprendi nas aulas, mas a partir dos estágios que passei enquanto era estudante.
Eu tive sorte de ter grandes supervisores internos que me permitiram aprender (por vezes através de tentativa e erro), acreditavam no meu potencial e me deram a experiência prática que me ajudou a ter sucesso.

Então, agora que eu tenho meus próprios estagiários para gerenciar, eu tento dar-lhes uma experiência que seja tão boa quanto as que eu tive. E eu percebo, mais do que nunca, que uma grande experiência não acontece simplesmente. Se você é um gerente de estágio pela primeira vez, leia as dicas sobre como você pode ajudar seus estagiários a serem bem sucedidos (e desenvolver suas próprias habilidades de liderança ao mesmo tempo!).


1. Preparar

Antes de seu estagiário por os pés na empresa, pense bem no que, exatamente, o seu futuro trabalho implica, e que deveres você fará ele assumir. Crie uma descrição das]]o trabalho e desenvolva um plano de atividades com suas responsabilidades e metas para a duração do estágio. Claro, pode ser mais conveniente apenas deixar ele fazer o que for aparecendo (ou começar a limpar aquela planilha de tarefas que você tem evitado), mas a criação de um plano estruturado é importante por várias razões. Você vai se certificar de que está fornecendo ao seu estagiário uma experiência de trabalho que é realmente valiosa, você vai saber se você está usando o tempo dele bem, e você vai dar-lhe um guia para se referenciar através do estágio - além de você ter um conjunto claro de padrões para avaliar seu desempenho.

2. Faça-o sentir-se bem-vindo

Durante os primeiros dias do estagiário, separe alguns períodos de tempo em sua agenda para dar-lhe formação adequada e instruções. Comece com uma visão geral da organização e do departamento, uma visita ao escritório, e uma introdução aos seus colegas. Considere levá-lo para o almoço ou café - este é um grande momento para aprender sobre ele e suas metas de carreira e fazer ele se sentir confortável antes de o trabalho real começar.

Então, em algum momento no primeiro dia, rever o plano de trabalho que você desenvolveu com ele para enfatizar suas atribuições e metas. Certifique-se que esta é uma discussão de dois lados, e incentivá-lo a dar seu feedback e fazer perguntas ao longo do caminho.

3. Apontamentos regulares da programação

Para um estagiário, não há nada pior do que ser esquecido na sala de arquivos (e eu sei, porque isso aconteceu comigo!). Então, você deve se planejar para verificar o andamento das atividades do seu estagiário a cada dia, além de ter uma reunião mais formal uma vez por semana para mantê-lo informado sobre os próximos projetos, e certifique-se que ele tem uma direção clara sobre os já existentes. Isto pode parecer uma perda de tempo, mas é importante para ajudar o seu estagiário a se sentir como parte da equipe e permanecer alinhado com seus objetivos. Além disso, você vai precisar fazer isso quando você começar a supervisionar funcionários, por isso é uma boa ideia adquirir o hábito de gerir o seu tempo com sabedoria para que você possa completar seus próprios projetos e ainda dedicar tempo aos dos outros.

4. Fornecer tarefas significativas

Embora tarefas administrativas, como fazer cópias e atualizar bancos de dados fazem parte de ser um estagiário, seu estagiário não vai crescer e aprender muito, se isso é tudo que ele está fazendo. Então, pense em alguns projetos de grande valor que ele pode assumir, mesmo que seja apenas um pedaço de um projeto maior. Tente atribuir a suas tarefas coisas que se relacionam com os objetivos de sua carreira ou seus pontos fortes, ou perguntar sobre o que ele está interessado em aprender mais e dar-lhe alguma coisa nessa linha.

Além do benefício de ter alguma ajuda para o seu trabalho, encontrar tarefas de fundo para o seu estagiário para assumir fornece-lhe uma grande oportunidade para aprender a delegar. Lembre-se que ser um líder não significa fazer tudo por si mesmo - que significa capacitar outros, trazendo à tona seus talentos.


5. Não assuma o conhecimento prévio de qualquer coisa

Tenha em mente que esta pode ser a primeira incursão de seu estagiário no mundo do trabalho, assim, as coisas que parecem auto-explicativas para você podem não ser para ele. Eu fui culpado de deixar meus estagiários muito soltos, e descobrir mais tarde que eles nem sempre fazem perguntas por medo de parecerem burros.

Evite isso, supondo que tudo precisa ser explicado, e então dar instruções claras para as suas expectativas, o processo para completar a tarefa, e o prazo. Depois de comentar um projeto, pergunte se ele tem dúvidas, e deixe que ele saiba que pode sempre vir a você com mais dúvidas. (E se ele o fizer -tenha tempo para respondê-lo com paciência!)


6. Seja um Mentor

Acima de tudo, seja alguém com quem o seu estagiário queira aprender. Aproveite o tempo para responder às perguntas e ensinar as coisas que você gostaria que alguém pudesse ter-lhe ensinado nessa fase de sua vida. Pense sobre aspectos da sua empresa ou do seu trabalho que você poderia conceder  - participar da reunião trimestral, levá-lo em uma apresentação com o cliente, até mesmo atualizar o site, que pode ser uma experiência de aprendizagem para o seu estagiário. Proporcionar oportunidades de crescimento tanto formais como informais faz parte de ajudar alguém a aprender e parte de ser um grande chefe.


Certificar-se que seus estagiários tenham uma grande experiência é crucial para suas carreiras. Mas lembre-se que é importante para o seu também! Trabalhar com estagiários fornece-lhe a oportunidade de desenvolver habilidades de retomar a construção da gestão e para saber mais sobre o gerente que você gostaria de se tornar.

Fonte: Forbes.com