Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

19 de março de 2012

Como não parecer um idiota com seus melhores funcionários

Está à frente de um time com pessoas mais qualificadas do que você? Não se preocupe... se souber lidar com elas

Não há nada pior para um gestor do que perder o respeito de sua equipe. Aliás, há: nunca tê-lo
sequer conquistado. Há vários motivos para cair em desgraça, mas um cada vez mais frequente é não saber lidar com funcionários melhores do que você.

Vários caminhos podem levá-lo a essa situação, desde a crescente melhoria do nível profissional de quem chega ao mercado de trabalho, até a sua própria preguiça em desenvolver novas habilidades.

De qualquer modo, algumas estratégias ajudam a liderar funcionários brilhantes sem parecer um completo idiota, mesmo que, diante deles, você se sinta apenas um pobre mortal. Pelo menos, é o que afirma Tom Yuin, colunista da Forbes. Veja as principais:

Aprenda a lidar com pessoas (qualquer pessoa)

À medida que alguém sobe na hierarquia, as qualidades técnicas não são mais suficientes. É preciso também aprender a se relacionar com gente. Segundo Yuin, isso envolve três coisas: compreender profundamente o que a outra pessoa deseja; saber lidar com as expectativas dela; e ser um bom comunicador, capaz de explicar claramente sua posição e o que oferece na negociação.

Coloque os competentes na vitrine (e não embaixo do tapete)

Os gestores inseguros tendem a sufocar qualquer pessoa competente pelo caminho, com medo de que lhe roube o cargo. Já os bons líderes valorizam quem se destaca. Na prática, isso significa:

a) Reconhecer que o expert é o funcionário, e não você, e consultá-lo quando for preciso;
b) Dar bastante autonomia para que ele atue; não fique gerenciando cada passo dele no projeto;
c) Interessar-se pelo que ele sabe. Aproveite: aprenda com ele.

Dê-lhes apoio quando correrem riscos (e errarem)

Ao lhe dar espaço e liberdade de decisão, esteja ciente de que ele, mais dia, menos dia, tentará mudar algo – uma rotina de trabalho, uma norma interna, o que for. E, mais do que isso, um dia ele irá errar. Avalie a situação: se ele agiu de boa-fé, buscando melhorar os resultados da equipe, e se os erros são administráveis, fique ao seu lado.

Seja alguém com quem eles podem trocar ideias

Vamos lá: a menos que nem você entenda como conquistou um cargo de liderança na empresa, deve haver algo que sabe e que seja útil para a equipe. Deixe que as pessoas o vejam como alguém para trocar ideias, tirar dúvidas, pensar alto.

Quem gosta do seriado Dr. House deve se lembrar de quando o médico rabugento pede uma má ideia, qualquer má ideia, para que ele a possa transformar em algo bom. Mesmo que você não seja brilhante, sua opinião pode ser o ponto de partida para um belo insight.

Seja um cara descolado

Pessoas brilhantes gostam de gente antenada – e não apenas nas últimas tendências do mercado em que atuam. Gente boa costuma ser atraída por ideias diferentes e inovadoras em qualquer área – dos novos programas de TV até o que virou moda nos esportes (e muito mais). Fique ligado.

Equipes de alto desempenho também tomam um chopp no fim do dia para arejar – e não há melhor sinal de que você está de bem com sua equipe, do que ser convidado para beber com ela.

Fonte: Exame.com.br/ Forbes.com