Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

22 de dezembro de 2011

Como fazer Marketing Digital


Antes de entender o que é Marketing Digital vamos aos princípios básicos aplicados ao marketing:



  • Conheça o seu cliente e seus concorrentes;
  • Defina seu segmento-alvo;
  • Seja bem claro sobre as prioridades de sua mensagem e posicionamento.

No Marketing Digital aprofundamos mais os conceitos de marketing, ele não é simplesmente mais um canal de divulgação, exige uma nova abordagem e uma nova compreensão do comportamento do cliente.


Ele é uma série de ações que visa um objetivo final como a venda de produto ou serviços ofertados e/ou divulgados em ambientes digitais.


Por que é diferente?
O Marketing Digital inclui uma grande variedade de meios de contato com seu cliente. Cada meio tem suas características e é fundamental saber distingui-las dos canais tradicionais:


Duração - recursos on-line podem ser permanentes, isto é, a campanha não está limitada a um determinado espaço de tempo. É importante lembrar: o material online pode repercutir pela web mesmo depois que sua campanha ou site tenha encerrado.


Interatividade – o visitante busca informações. Cada um escolhe quando iniciar o contato, quanto tempo permanecer e quais as páginas a serem visitadas e quando seguir em frente.


Interesse - você precisa atrair as pessoas para o seu conteúdo, ao invés de empurrar conteúdo para elas. O tempo “publique e eles virão” se foi. Você vai precisar de orientação sobre como promover usando motor de busca, rede sociais, link patrocinado.


Conteúdo - a amplitude e profundidade de seu conteúdo podem variar de acordo com o público e a região. A adequação deste conteúdo requer conhecimento de usabilidade e conceitos de design.


Mensuráveis – É preciso analisar as métricas. Na verdade, o truque é saber quais métricas são importantes para você.


O resultado final de tudo isso é a necessidade de uma nova abordagem. Temos um novo modelo no qual o controle está com consumidor. Profissionais de marketing digital precisam se comunicar com os clientes finais de forma amigável e aos poucos.


Um mundo de escolhas
Temos cada vez mais opções disponíveis. O consumo na mídia digital está mais verticalizado, por isso a importância de entender e conhecer como seu negócio se comporta no mercado segmentado.


Considere quais meios estão apropriados para a sua marca ou site em termos de necessidades e preferências dos seus clientes. O que funciona para um site pode não funcionar para outro, não caia na cilada de seguir modismos e replicar regras sem um estudo completo de mercado, concorrência e público. 


Lembre-se sempre: a web é um mercado dinâmico, não há regras pré-estabelecidas.


Autor: Paulo Érico Canarim
Fonte: Websinder


Leia também:

Estar ou não nas redes sociais?