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27 de dezembro de 2011

4 características básicas para o profissional de atendimento


Conheça alguns pontos que parecem óbvios, mas muita gente leva por instinto e se esquece de avaliar o desempenho destas características, que chegam a ser ponto crucial em uma negociação. Como Atendimento, entenda
qualquer pessoa que utilize de relacionamento, interno ou externo, como ferramenta de trabalho.
  • Autoconhecimento
O conhecimento profundo de si e das questões que estão presentes nas relações que estabelecemos com pessoas é fundamental para a capacitação profissional de qualquer um que almeja trabalhar com atendimento direto.


Análise pessoal ou terapia são alguns dos instrumentos de autoconhecimento que podem gerar mudanças significativas em nosso viciado jeito de ser e contribuir para melhor atuação nos relacionamentos.

  • Maturidade e maestria

Quanto mais experiente, mais sábio e mais seguro você fica para não se curvar frente às situações do dia–a–dia, negociações complicadas, relações políticas, aprovações de projetos e dificuldades diversas.


Não se trata aqui de idade, mas sim de maturidade, de experiência, treinamento, orientação e suporte para a atividade exercida.


Bons superiores são de extrema importância na evolução da carreira do Atendimento. Aprendi muito com meus chefes e com sua paciência em escutar meus relatos, ler e–mails, intervir nas horas em que era preciso, enfim. 

  • Conhecimentos gerais

Buscar sempre obter uma formação sólida que permita o livre trânsito pelos mais diversos temas e assuntos, que amplie nossa capacidade criativa e associativa, que nos muna com ferramentas para elaborar soluções e manter relacionamentos mais sólidos com nossos clientes.


Uma formação básica e geral em literatura, arte, música de diferentes gêneros, geografia, cinema, teatro, política, culturas, lugares, esportes, comidas, enfim…Quanto mais ampliamos nossos horizontes culturais, mais abertos e aptos estamos para lidar com assuntos, negócios, temas e pessoas diferentes.

  • Network

Para atuar neste mercado precisamos criar e manter uma boa rede de contatos.


Tudo se resume a relacionamento? Sim. Mas a construção desta rede deve ser algo genuíno do sujeito. Amigos e clientes vivem brincando comigo: dizem que sou social demais e que em qualquer lugar sempre encontro alguém conhecido.


Isto acontece mesmo e faz parte de um jeito próprio de ser. O importante é gostar de pessoas. Gostar de se relacionar e estar sempre interagindo: com o porteiro do prédio, com o motorista de táxi, com o diretor de e–business, com a colaboradora da limpeza, com o gerente, com amigos antigos de escola, enfim…


Sempre brinco com um amigo – aparentemente tímido e sem jeito em encontros sociais e festas – que, por ele ser “bicho do mato”, os seus negócios acabam comprometidos.


Desde que o mundo é mundo e o homem se relaciona socialmente, as relações afetivas e de amizade foram impulsores de grandes e bons negócios… É mil vezes melhor fechar e fazer um negócio com uma empresa quando você conhece e admira as pessoas que a gerem, não é?


Claro, a marca impera… Você adquiriria um SAP para sua empresa, sim, mas é muito melhor e prazeroso fechar um contrato assim tendo quando o Atendimento é um profissional que você gosta, em quem confia e de quem tem boas referências pessoais.


E isto se constrói. No dia–a–dia, sendo disponível para as pessoas, acessível, afetivo, transparente… 


Autor: Ana Clara Cenamo
Fonte: Webinsider.com.br