4 características básicas para o profissional de atendimento
Conheça alguns pontos que parecem óbvios, mas muita gente leva por instinto e se esquece de avaliar o desempenho destas características, que chegam a ser ponto crucial em uma negociação. Como Atendimento, entenda
qualquer pessoa que utilize de relacionamento, interno ou externo, como ferramenta de trabalho.
- Autoconhecimento
Análise pessoal ou terapia são alguns dos instrumentos de autoconhecimento que podem gerar mudanças significativas em nosso viciado jeito de ser e contribuir para melhor atuação nos relacionamentos.
- Maturidade e maestria
Quanto mais experiente, mais sábio e mais seguro você fica para não se curvar frente às situações do dia–a–dia, negociações complicadas, relações políticas, aprovações de projetos e dificuldades diversas.
Não se trata aqui de idade, mas sim de maturidade, de experiência, treinamento, orientação e suporte para a atividade exercida.
Bons superiores são de extrema importância na evolução da carreira do Atendimento. Aprendi muito com meus chefes e com sua paciência em escutar meus relatos, ler e–mails, intervir nas horas em que era preciso, enfim.
- Conhecimentos gerais
Buscar sempre obter uma formação sólida que permita o livre trânsito pelos mais diversos temas e assuntos, que amplie nossa capacidade criativa e associativa, que nos muna com ferramentas para elaborar soluções e manter relacionamentos mais sólidos com nossos clientes.
Uma formação básica e geral em literatura, arte, música de diferentes gêneros, geografia, cinema, teatro, política, culturas, lugares, esportes, comidas, enfim…Quanto mais ampliamos nossos horizontes culturais, mais abertos e aptos estamos para lidar com assuntos, negócios, temas e pessoas diferentes.
- Network
Para atuar neste mercado precisamos criar e manter uma boa rede de contatos.
Tudo se resume a relacionamento? Sim. Mas a construção desta rede deve ser algo genuíno do sujeito. Amigos e clientes vivem brincando comigo: dizem que sou social demais e que em qualquer lugar sempre encontro alguém conhecido.
Isto acontece mesmo e faz parte de um jeito próprio de ser. O importante é gostar de pessoas. Gostar de se relacionar e estar sempre interagindo: com o porteiro do prédio, com o motorista de táxi, com o diretor de e–business, com a colaboradora da limpeza, com o gerente, com amigos antigos de escola, enfim…
Sempre brinco com um amigo – aparentemente tímido e sem jeito em encontros sociais e festas – que, por ele ser “bicho do mato”, os seus negócios acabam comprometidos.
Desde que o mundo é mundo e o homem se relaciona socialmente, as relações afetivas e de amizade foram impulsores de grandes e bons negócios… É mil vezes melhor fechar e fazer um negócio com uma empresa quando você conhece e admira as pessoas que a gerem, não é?
Claro, a marca impera… Você adquiriria um SAP para sua empresa, sim, mas é muito melhor e prazeroso fechar um contrato assim tendo quando o Atendimento é um profissional que você gosta, em quem confia e de quem tem boas referências pessoais.
E isto se constrói. No dia–a–dia, sendo disponível para as pessoas, acessível, afetivo, transparente…
Autor: Ana Clara Cenamo
Fonte: Webinsider.com.br
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