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23 de novembro de 2011

Ergonomia no local de trabalho promove bem-estar e produtividade aos funcionários


A ergonomia é chamada de “engenharia de fatores humanos” e significa o bem-estar durante o exercício do trabalho. As vantagens da utilização dos conceitos ergonômicos significam proporcionar
um ambiente físico mais preparado para que o colaborador possa usufruir da melhor maneira possível o espaço de trabalho, e dessa maneira, utilizar todo seu potencial para execução das tarefas. 

Uma boa postura, a distância ideal do computador em relação aos olhos, altura do monitor, tipo de cadeira, entre outros detalhes, podem ser fundamentais para proporcionar um bom ambiente de trabalho. Dessa forma, o corpo não reclamará das horas trabalhadas e a produtividade aumentará consequentemente. Ao proporcionar um ambiente adequado, o empreendedor irá garantir a saúde dos seus colaboradores.

É preciso analisar o caso de cada função dentro da empresa, para que o ambiente seja adaptado ao funcionário, e não o contrário. Por exemplo, no supermercado Infanger de Vinhedo - SP, os caixas são compartilhados por duas atendentes que revesam de posição para evitar o movimento repetitivo por um único lado do corpo por muitas horas.

Supermercado Infanger - Vinhedo, SP
Confira algumas dicas para garantir o conforto dos funcionários:
  • Conforto para os olhos
Mantenha seu monitor entre 45 e 70 centímetros de distancia e regule sua altura para sua linha de visão. Isso pode ser feito através de um suporte de monitor, pela utilização de mesas dinâmicas, ou até mesmo com calços para a base do monitor. Sempre que possível procure "descansar" a vista, olhando para outros cenários e deixanso os olhos livres para se estabilizarem sozinhos.

  • Punho neutro
Assim com a altura do monitor, a altura do teclado também deve ser regulável. Ajuste-a para que o teclado fique alinhado com os cotovelos. Durante a digitação é importante que o punho fique reto, evitando tensão e possíveis problemas futuros como tendinite.

  • Pés no chão
É importante que as pessoas possam trabalhar com os pés no chão. Se não for possível, use um apoio para relaxar a musculatura e para melhorar a circulação sanguínea dos membros inferiores.

  • Descanso para as costas
As cadeiras devem possuir o encosto de tamanho médio. Uma superfície de apoio maior, garante melhor distribuição do peso corporal, e melhor relaxamento da musculatura.

  • Iluminação
A iluminação do ambiente deve ser confortável, nem claro demais, nem escuro para que não force a vista. Para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos, devem ser foscas, e a tela dos monitores devem ser antirreflexo. Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminárias com proteção adequada.

  • Temperatura
Como regra geral, temperaturas confortáveis para ambientes informatizados, são entre 20 e 22 graus no verão.

  • Acústica
É recomendado índices de pressão sonora inferiores a 65dB(A) para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual e atenção constantes. Por esse motivo recomenda-se o adequado tratamento de teto e paredes, por meio de materiais acústicos e a adoção de divisórias especiais.

  • Humanize o ambiente
Incentive a convivência social entre os funcionários, o resultado é o aumento de produtividade e bem-estar entre todos. Lembre-se que o processo de socialização é muito importante para a saúde psíquica de quem irá trabalhar lá.

Fonte: Pensando Grande / Pequenas Empresas & Grandes Negócios.