8 coisas a serem ditas para o cliente voltar
“E ocêis vortem sempre”.Essa fala memorável (em inglês: “Y’all come back now“), tirada da série de televisão “A Família Buscapé”, é uma frase que, em qualquer formato ou sotaque, toda empresa deve dizer a cada um de seus
clientes. Não é necessário ensinar a nenhum empresário a importância de mostrar aos clientes o quanto você os valoriza e espera vê-los novamente.
Com isso em mente, vejamos mais oito frases que você pode dizer para fazer o cliente voltar.
1. “Vou ficar atento a outros produtos que podem interessar a você”.
A compra de um produto ou serviço não significa que o cliente vai retornar à sua empresa. Anotar o que ele comprou e dizer que você vai procurar itens similares é uma forma natural de incentivá-lo a voltar.
“Ao fazer isso, você está atuando como um recurso para ele”, explica Maura Schreier-Fleming, autora de Real World Selling for Out of This World Results (Empresas reais alcançam resultados que parecem irreais). “Quando você dá ao cliente uma razão para voltar, essa é a razão pela qual ele volta”.
2. “Você sabia que esse produto está em promoção?”
Recentemente, um amigo meu voltou correndo a uma loja de eletrônicos ao descobrir que o software que tinha comprado no sábado ficou com 40% de desconto apenas 10 horas mais tarde. Sim, ele voltou — mas pelos motivos errados.
Ajude seus clientes. Se souber que algo está com um preço bom, compartilhe a informação com eles. Da mesma forma, se um item vai estar mais barato no dia seguinte, convença-o a esperar até que a promoção comece.
3. “Nós não temos, mas o pessoal da loja da esquina tem”.
Indicar aos clientes outra pessoa, principalmente um concorrente, pode parecer tão desagradável quanto tirar uma lasca do dedo com uma picareta. É uma inclinação natural tentar fechar as vendas sempre que possível, mas não ignore o valor de indicar outras pessoas.
Poucas atitudes têm tanto poder de criar uma imagem de confiança e de interesse nas necessidades do cliente em primeiro lugar — atributos que provavelmente trarão o cliente de volta à sua empresa.
4. “Com isso o preço cai 50%”.
Ou “pela metade”, ou palavras similares. Uma das maneiras mais eficazes de consolidar o relacionamento com o cliente é ser o mais específico possível. Informar precisamente quais são as vantagens traz o cliente de volta, se não por outras razões, pelo fato de que todos apreciam uma empresa que diz exatamente o que faz e por que vale o que cobra.
“Seja claro ao falar dos benefícios que oferece”, aconselha Doug Hall, autor de Meaningful Marketing (Marketing que faz sentido). “E não se esqueça de apresentar todos os números relacionados a esses benefícios“.
5. “Posso ajudá-lo com isso?”
Essa frase personifica uma empresa que se supera de forma consistente. Seja ajudando alguém a carregar pacotes para o carro ou simplesmente abrindo a porta para um cliente cheio de papéis nas mãos, a mensagem de que você está disposto a ajudar da melhor forma possível é a impressão que fica. E isso costuma fazer o cliente entrar novamente pela sua porta.
6. Você gostaria de experimentar?
Dar ao cliente um gostinho do que sua empresa tem a oferecer é uma ótima forma de trazê-lo de volta para provar mais. Se, por exemplo, sua empresa vende programas de software caros, ofereça ao cliente potencial uma avaliação gratuita ou um disco de amostra para que ele tenha uma ideia de como funciona o produto completo.
O mesmo vale para as firmas que prestam serviços. Os escritórios de advocacia que oferecem consultas iniciais gratuitas, por exemplo, não estão apenas tentando preencher o tempo livre.
7. “Estas condições valem até as 15h″.
Amados ou odiados, os prazos sempre geram dinamismo. Até um cliente que está em dúvida sobre uma determinada compra pode ser tentado a voltar se souber que, após um certo horário ou dia, o negócio não estará mais disponível.
Portanto, quando se tratar de uma venda ou outro negócio que dependa de prazos, não hesite em deixar claro que a pechincha não é permanente.
8. “Como vai, Jeff?”
Este último conselho, por mais comum que possa parecer, encerra a lista com base em minha experiência pessoal. Sem rodeios: eu não gosto muito do meu banco. Não é conveniente, as taxas às vezes são misteriosas, e eu mudaria em um piscar de olhos se não fosse tão preguiçoso. Mas existe, confesso, outra razão para a minha permanência.Todos os caixas me conhecem por meu nome e me cumprimentam desse jeito.
É como gostar de um bom aperitivo que antecede uma péssima comida, mas é agradável para qualquer um de nós saber que alguém se deu ao trabalho de lembrar quem somos.
Se sua empresa é relativamente pequena, tente chamar seus clientes pelo nome. Caso a grande quantidade de rostos que entram e saem dificulte essa prática, escolha ao menos alguns nomes “estratégicos”. Se gostarem do que você faz, essa conduta certamente fará com que eles voltem.
E, como eu, mesmo que não sejam seus maiores fãs, lembrar o nome de alguém pode compensar um grau considerável de insatisfação.
Fonte: pensando grande
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