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4 de setembro de 2014

Como identificar seus concorrentes


Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente compara. Ao lermos esta primeira frase, algo diferente soa do normal… Quando pensamos em concorrente, pensamos em empresas, pessoas que fazem o mesmo que nós fizemos, certo? Errado.  

Quem tem que avaliar se é ou não é concorrente é o cliente e não a empresa. Sutil, direto, objetivo. Mas, profundamente verdadeiro.

Quem seria concorrente da Disney? Somente parques temáticos? Será?

 Claro que não. Se os possíveis clientes da Disney optarem por esquiar ao invés de irem ao parque ou fazer uma turne pela Europa ao invés de irem ao parque, o parque vai a falência.

Percebe a diferença? Então vamos pensar juntos: Quem é o meu concorrente hoje? Se você é um advogado, seu concorrente são somente outros advogados?  
Parece uma resposta certeira e óbvia, mas não é. Ninguém exceto advogado pode exercer a advocacia, mas o seu concorrente não necessariamente precisa ser um advogado. Um cliente insatisfeito pode ser o seu maior concorrente. A falta de investimento em marketing jurídico pode ser o seu maior concorrente. A falta de visão estratégica de negócios pode ser o seu maior concorrente.

Concorrente significa algo ou alguém que faz o nosso trabalho igual ou melhor, ou ainda alguem que pode substituir a necessidade do seu produto ou serviço.

 Agora pare e pense: Quem ou quais são os meus principais concorrentes? E mais: O que estou fazendo para ser melhor do que eles? Óbvio, ululante, diáfano que não precisamos nos moldar conforme os nossos concorrentes. Precisamos trilhar um caminho nosso, onde os concorrentes não sejam obstáculos. 

Contudo, monitorar o mercado é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Assim, aprenda esta lição: Qualquer um pode ser concorrente. Até mesmo as suas próprias atitudes. Autor: Gustavo Rocha
Fonte: Administradores