Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

5 de setembro de 2014

Como conseguir tempo para vender

É muito comum ouvirmos a expressão “Estou Sem Tempo”, mas isso não é verdade, o tempo é igual para todo mundo.

Todos nós (vendedores), sem exceção, temos um dia com 24h, nem mesmo Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo, pode usar toda a sua fortuna
para comprar um minuto seu, já pensou nisso?

Você, certamente, já ouviu um vendedor falar que está sem tempo para vender, mas você acha que um vendedor tem menos compromissos e menos tempo que o presidente de um país, ou um grande executivo? Claro que não. A chave do gerenciamento do tempo, segundo Carvalho, vendedor da Franklin Covey Brasil, a qual é especializada em treinamentos sobre administração do tempo*, é priorizar.

Todos os dias, nós, vendedores, temos muitas coisas a fazer como; relatórios de visitas, e-mails, telefonemas, reuniões, diversos compromissos pessoais e familiares, etc, ops, já ia esquecendo, temos que vender também, não é!

Aí está o problema, se não estabelecermos prioridade, é bem provável que “falte tempo” para vender. De acordo com Heinz Goldmann, que é apontado, atualmente, como uma das maiores autoridades mundiais em vendas, um dos grandes fatores que contribuem para o baixo nível das vendas é que, os vendedores, de um modo geral, passam pouco tempo do seu dia, efetivamente, vendendo, ou seja, falando com quem decide

Ele defende a idéia que, se os vendedores aumentarem o seu TAV (Tempo Ativo de Vendas), período que passam, efetivamente, falando com os clientes, em pelo menos 10% as vendas naturalmente aumentarão. Portanto devemos nos preocupar em falar com mais clientes e não em vender mais, o aumento das vendas será conseqüência do aumento do número de entrevistas.

CUIDADO COM OS LADRÕES DE TEMPO!


A tecnologia ajuda a aumentar nossas vendas, mas se não a usarmos bem, o que veio para ser um aliado pode tornar-se um inimigo.

E-mails: Delete os assuntos que não interessam, primeiro responda os importantes, estabeleça horários para verificar a caixa de entrada, assim, evitando passar várias horas do dia, clicando em enviar / receber.

Telefonemas: Você não é obrigado a atender todas as ligações, cheque suas prioridades. Não há mal algum em retornar a ligação mais tarde, desde que realmente as retorne.

Reuniões: Primeiro veja se a reunião é realmente necessária, em caso positivo, prepare uma pauta, com antecedência, para ganhar objetividade e não fuja do foco inicial. Antigamente se valorizava o vendedor que chegava cedo e saia tarde, hoje o que conta é o resultado. Trabalhar duro e se esforçar não é mais diferencial é o cacife para entrar no jogo das vendas. Priorize e Boas Vendas!

CINCO AÇÕES PARA LIDAR MELHOR COM O FATOR TEMPO:

1- Decida, qual são suas prioridades, deixando claro o que fazer primeiro;

Não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo, ataque um assunto e após resolvê-lo passe para o próximo;

2- Coloque no papel, criando um check list, não confie na memória;

Muitas vezes somos traídos pela nossa memória devido a quantidade grande de informações e compromissos que assumimos no dia a dia, portanto não vale a pena arriscar o melhor é sempre ter por perto caneta e papel para tomar nota.

3- Use uma agenda, evitando anotações em pedaços de papéis espalhados;

São dois os motivos básicos pelos quais devemos concentrar as informações em uma agenda. Primeiro porque os pedaços de papéis podem se perder facilmente e segundo porque nunca se sabe quando precisará de uma informação novamente.

4- Planeje no dia anterior;

Os bons vendedores geralmente vão para suas casas no final do dia já sabendo claramente o que irão fazer no dia seguinte, onde irão e para quem ligarão. A venda acontece primeiro dentro da nossa cabeça, depois no plano físico já dizia Zig Ziglair.

5- Aprenda a dizer não;


É necessário saber dizer não em algumas situações. Lembre-se de manter o foco em suas prioridades, pois este é o maior segredo para aproveitar melhor o tempo. Conheci um rico comerciante português que dizia ” Se não der lucro, não perco o meu tempo”, será que ele ficou rico por acaso?

Por: Cezar Frazão
Fonte: www.cesarfrazao.com.br