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1 de agosto de 2014

A cultura organizacional e sua relação com as pessoas

Cada empresa possui a sua história, rituais e regras, que formam a sua identidade, a sua cultura. A cultura demonstra o perfil e as características de uma empresa, o que irá diferenciá-la de todas as outras. Podemos perceber
essas diferenças principalmente quando trocamos de emprego.

Ao entrarmos para uma organização, temos que nos adaptar a uma série de fatores como, por exemplo, fazer amizade com novos colegas, conhecer e lidar com novas regras, aprender novas tarefas, enfim, precisamos nos adaptar a uma nova cultura.  Cada empresa possui um estilo de cultura diferente da outra, é como se fosse uma identidade da empresa.

Segundo Robbins (2009, p. 226) "... cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização e que a distingue de outra." Esse sistema de valores também inclui normas, regras, personagens que fazem parte da empresa que podem ser chamados de heróis, mitos, história da organização, rituais de integração, etc. Cada empresa possui um conjunto de valores que a diferencia de outra e isso pode estar implícito ou explicito dentro da organização, ou seja, às vezes conseguimos visualizar de forma clara os fatores da cultura presentes no local, porém em outras vezes incorporamos determinados rituais de maneira espontânea, por vontade própria.

A cultura de uma empresa irá influenciar diversos processos, incluindo o recrutamento e seleção de pessoas adequadas aos valores da empresa, tomadas de decisão, clima organizacional, estilos de liderança e meios de comunicação interna.

É possível mudar a cultura de uma empresa, porém de forma lenta, e isso pode ocorrer quando é uma empresa que possui cultura fraca, troca seus líderes, entre outros. Toda a empresa também pode possuir as chamadas subculturas, ou seja, valores que são compartilhados por membros de determinados departamentos ou setores, e não por toda a empresa.

Devemos entender um pouco da cultura da empresa sempre, independente de nossa área de atuação, cargo ou função exercida. Ao fazermos parte de uma empresa precisamos conhecer suas estratégias, valores, missão e sua cultura, para que possamos nos integrar ao negócio, compartilhar idéias, conviver de forma harmoniosa e falar a mesma linguagem da organização. Precisamos fazer parte de empresas que possuem os mesmos valores que a gente, pois quando isso não ocorre, provavelmente resultará em insatisfação, frustração e desmotivação do profissional.

Construir uma cultura empresarial bem estruturada é fundamental para que as individualidades e os conflitos entre funcionários não sobreponham os interesses da empresa. É preciso existir consonância entre o profissional e a empresa, pois somente assim será possível estabelecer uma relação de confiança existindo então uma relação de troca e de ganho para ambas as partes.

Autor: Fabiani Seibel Stock
Fonte: Artigonal