Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

29 de julho de 2014

Pão de Açúcar testa novo modelo de loja

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou nesta quarta-feira, 30, que começa a testar um novo modelo de loja. Depois de lançar o Minimercado Extra, que hoje tem 168 lojas em funcionamento, a companhia vai criar uma nova bandeira de loja de bairro, baseada na marca Pão de Açúcar. O diretor presidente da companhia, Ronaldo Iabrudi, afirmou que a empresa se inspira na experiência do controlador francês, o Casino. "Esta é uma estratégia que o Casino há anos desenvolve na França, onde tem diferentes modelos de loja de proximidade", disse.


A expansão da nova bandeira ainda não está definida. Iabrudi afirmou que a companhia pretende testar o formato e avaliar seu sucesso. "Gostamos de testar e experimentar, a ideia é abrir essa loja e fazer uma avaliação em termos de qualidade de atendimento e nível de satisfação", comentou. "Percebemos que a demanda de clientes que estão em várias regiões da cidade são diferentes e queremos ter sortimento de produto e forma de atender diferente", comentou, destacando oportunidades de atender clientes de maior poder aquisitivo, sobretudo em São Paulo.

A nova proposta, porém, não altera os planos do GPA de abertura de lojas para o ano. O plano de expansão inclui a abertura de 400 lojas até 2016 no varejo alimentar e de 210 na Via Varejo no mesmo período.

O diretor vice-presidente de Finanças, Christophe Hidalgo, considerou que o atual ambiente de consumo reforça a estratégia da companhia de buscar preços mais competitivos. A empresa adotou desde meados de 2013 uma estratégia de preços mais baixos, o que vem impactando a margem bruta, mas tem compensado o efeito com redução de despesas. "Essa percepção do consumidor de uma crise - o que no momento é só percepção mesmo - reforça o interesse de nossa estratégia de sermos mais competitivos", disse.

Para sustentar a estratégia, o GPA conta com melhorias nos gastos e com ganhos de sinergias entre suas diferentes operações. "Eu ainda enxergo a companhia com muitas possibilidades de ganho", disse Iabrudi. Ele destaca que Via Varejo e o e-commerce gerido pela Nova Pontocom já têm realizado compras junto a fornecedores de forma conjunta e os efeitos nos resultados devem aparecer já no segundo trimestre.

As operações logísticas começam a ser compartilhadas também e, de acordo com o presidente do GPA, o impacto positivo nos resultados neste caso pode aparecer no terceiro e quarto trimestre. Além disso, diz, deve haver integração na área de tecnologia da informação.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1588104-pao-de-acucar-vai-testar-novo-modelo-de-loja-em-sp