7 pecados mortais na concessão de descontos
Você está na seguinte situação, o chefe no seu pé por que seu fechamento está baixo, atendeu poucas pessoas no dia, seu horário está quase acabando, quando chega aquele cliente que pode ser sua salvação, você
o trata como trataria um rei, apresenta todos os seus produtos ou serviços enaltecendo a qualidade de cada um deles e sua explicação sobre os benefícios foi digna de um prêmio!! Chega a hora do cliente fechar, e ele fala do preço!! Não há problema, você pensa, joga logo aquele super-desconto pro seu “mais novo amigo de infância”, e o petulante responde que está caro… Você respira fundo, conta até 10, pede ajuda pro santo de sua devoção, e dá o desconto máximo… Talvez para o cliente novamente falar que está caro…
Talvez isso nunca tenha acontecido com você, talvez só tenha acontecido com aquele colega, ou melhor com o amigo do meu amigo, mas por que estas coisas acontecem?
Por falhas na negociação.
Temos os 7 pecados capitais da negociação para descontos.
1º Levar para o lado pessoal: Alguns clientes conhecem o jogo e entram para comprar mais pagando menos, eles utilizam frases que desmoralizam o vendedor. “Não me venha com este papo de vendedor”, “Quanto você vai ganhar de comissão por me empurrar isso aí?”, “Se não fizer um desconto bom, compro com outro.”
O que podemos fazer para não cair neste pecado? Não perder a calma, agir com naturalidade e bom-humor e principalmente ser profissional.
2º Ser apressado: O cliente olha para o produto que está sendo vendido por R$ 50,00 e fala, “Tenho R$ 40,00 é pegar ou largar!” e agora?
O que podemos fazer para não cair no 2º pecado? Explicar, pelos benefícios, por que o produto ou serviço tem este valor e mostrar que o cliente está levando uma pechincha!
3º Concessões sem dificuldade: Sabe aquele comercial da caixa. “Se eu quiser contratar 4.000 funcionários, abrir 40 filiais montar uma sede da empresa em Berlin, com o dinheiro do seu banco.” E o gerente responde “Eu empresto!”? Tem vendedores que mal o cliente pediu o desconto e o vendedor já os dá, sem dificuldade alguma!! Descontos devem ser conquistados, e a duras penas!!
Como não cometer o terceiro pecado? Mesmo que você possa dar o desconto, vá falar com o seu chefe, entre em outra sala, finja ligar, mostre que você briga pelo cliente, só não dê o santo desconto por nada… o cliente pensará, poxa se o preço podia ser esse, porque ele me ofereceu 10% mais caro?
4º Negar e ficar calado: Vendedor “Olhe, eu não posso dar desconto” … silêncio constrangedor… cliente “Então ta, obrigado, tchau”. Ficar calado após uma negativa só funcionará se o cliente realmente precisar, querer ou desejar seu produto e não houver uma concorrente muito próxima da sua empresa.
Como não cometer o quarto pecado? Justifique o por que você não pode, fale das características e principalmente da qualidade, e por que comprar neste momento é a decisão certa.
5º Temer a concorrência: “Seu concorrente vende mais barato!” , cobrimos qualquer oferta é dar um tiro no pé, muitas vezes seu cliente nem passou no concorrente!!
Como não cair no quinto pecado? Conheça o preço do seu concorrente, e saiba quais os diferenciais que sua empresa tem para justificar o valor e por favor, informe ao cliente!
6º Desistir: Cliente:”O seu preço é mais caro!” Vendedor: “…” Se o cliente não quer comprar, ele vai simplesmente sair da loja, se ele diz que está caro é sinal que há o interesse em comprar.
Como evitar o 6º pecado? Argumente as qualidades, benefícios e fique animado, pois o cliente tem o interesse no produto!
7º Dar desconto sem o cliente pedir: Este é o mais mortal pecado de todos, ele faz com que vendedores pareçam mentirosos. “Olhe, o produto é R$ 500,00, mas hoje eu consigo fazer pra você por R$400,00″.
Como evitar o 7º pecado? Respeite a inteligência do seu cliente, acabou a época das vendas empurradas. Venda benefícios e qualidade, não preço!
Bons Negócios e Muitas Vendas!!
Fonte: www.dicasdevendas.com.br
5 comentários:
Muito bom, como consumidor, agora sei como dialogar bem com um ^^bom^^ vendedor, sabendo que estarei comprando um produto de qualidade por um preço justo !!
15 janeiro, 2011Parabéns, muito bom. Trabalho com venda de Software, um dos segmentos que exige maior habilidade de seus vendedores. Este artigo condiz com a realidade
29 abril, 2011Muito bom. Como lojista não dou desconto, pois sempre coloco o preço justo, e meus vendedores também não com essa informação fica mais fácil dizer e explicar o não. O PROCOM explicou que tanto em espécie como no cartão o cliente está pagando à vista, assim o desconto tem que ser para ambas as modalidades de pagamento. Agora conhecendo esses argumentos fica mais fácil aplicar o preço justo e o não. E como cliente passarei a desconfiar do que estou comprando quando o vendedor oferecer o desconto, pois como cliente não gosto de pedir desconto, mas diversas vezes ele me é oferecido.
15 dezembro, 2012Martha
A mensagem é não se precipitado pois no final da tudo certo
21 setembro, 2013Muito bom...
06 agosto, 2014Postar um comentário