Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

19 de junho de 2014

Como administrar melhor o tempo

CULPA POR FALTA DE TEMPO?

"Aqueles que gastam mal o seu tempo são os primeiros a queixar-se da sua brevidade."
Jean de La Bruyère

Culpa, ansiedade e preocupação com tudo o que há para ser feito? Várias tarefas importantes para serem feitas
e pouco tempo? Há um outro caminho que não leva ao estresse!

No mundo de hoje somos continuamente chamados a prestar atenção em algo... somos bombardeados com informações que clamam para que nos viremos e dediquemos alguns dos nossos preciosos minutos a alguma que quer ser conhecida, reconhecida ou tem algum tipo de interesse em capturar a nossa atenção.

Eu recomendaria que em um dia normal de trabalho você anotasse quantas são as intervenções colocadas no seu caminho, qualquer que seja ele, buscando capturar a sua atenção.

Você vai ficar espantado com o número: anúncios no rádio, na televisão, no jornal, na revista, o malabarista da esquina, o vendedor de balas do semáforo, os "outdoors", as revistas expostas no jornaleiro, os seus filhos, o seu cônjuge, os seus amigos, etc.

Os chamados, em busca de nossa atenção, são inúmeros e tenho dúvidas se poderemos enumerá-los, mesmo em um único dia.

Esta situação do mundo atual pode ser massacrante, e pode acabar deixando uma percepção de culpa em muitas pessoas que não conseguem dar atenção a tudo e a todos que ele julga serem merecedores da sua atenção. Esta situação é particularmente doentia, pois culpa imobiliza. E essa imobilidade leva a patamares de culpa crescente.

No entanto, reconhecendo este estado de perseguição à nossa atenção, cabe a nós sermos os diretores da nossa cabeça, dando atenção àquilo que nós dermos prioridade, antecipadamente.

O que queremos fazer do nosso tempo?

Tempo é um dos recursos mais raros que temos, pois nem dá para comprar, nem tampouco barganhar: o tempo nos escapa entre os dedos a razão de:
  • 60 segundos por minuto,
  • 60 minutos por hora,
  • 24 horas por dia (86.400 segundos);
  • 365 dias por ano (31.536.000 segundos);
E a nossa vida se constrói e se nos escapa.
O que fazemos com o tempo, o tempo limitado que temos, a cada segundo, a cada hora, a cada dia, a cada ano, ao longo da nossa vida?
O que você faz com o seu tempo?

Nós fazemos aquilo que escolhemos fazer, mesmo que a escolha seja atender aos diversos chamados que pululam à nossa frente, a cada segundo.
Na realidade a aparente falta de tempo é uma percepção errônea do que acontece, pois temos os mesmo 31.536.000 de segundos por ano, tais como nossos ascendentes pré-históricos tinham.
O que mudou foi que o conhecimento aumentou, os chamamentos à nossa atenção aumentaram, as possibilidades de entretenimento aumentaram, as múltiplas opções, facilidades e possibilidades estão presentes em nossas decisões mais simples.
Todo este conjunto de possibilidades nos coloca imersos em um mundo que nos é impossível apreender em sua totalidade.

Você é escravo do tempo ou utiliza o tempo para a sua realização?

Só há uma única resposta:
  • o mundo é assim;
  • o mundo não para por sua causa;
  • você é o único dono do seu tempo;
  • a responsabilidade pela escolha do que você faz com o tempo, colocado à sua disposição, é exclusivamente sua.
Portanto, nunca houve, nem tampouco haverá falta de tempo. O que pode haver é falta de foco.

Foco quer dizer: ter o domínio do que você vai fazer no próximo segundo, no próximo minuto, no próximo dia, no próximo mês, no próximo ano.

A sua eficiência neste seu domínio sobre o tempo, que você e todos nós temos disponível, diz muito sobre a culpa e a ansiedade que você sente com o "uso" do seu tempo.
Como você quer usar o tempo que você tem a razão de 31.536.000 segundos por ano?
As suas escolhas, a cada segundo futuro, representam a vida que você reservou e escreveu para você, a cada segundo passado.

Na sua vida nunca houve falta de tempo, há falta de foco.

Você pode escolher:
  • contratar mais pessoas;
  • pedir ajuda a outros profissionais;
  • definir prioridades;
  • dar mais tempo para você e para a sua família;
  • continuar na mesma.
Qualquer que seja a sua escolha, ela é de sua inteira responsabilidade, e o resultado dessa escolha recai sobre você.
Você só colherá o que você plantou. SEMPRE!

Abaixo, veja algumas dicas de como controlar melhor o seu tempo:

Agende todos os seus compromissos e faça uma lista de tarefas;

Planeje a execução das tarefas mais difíceis para os momentos do dia em que você esteja sujeito a menos interrupções;

• Programe algum tempo para você. Desperte meia hora mais cedo ou vá para cama um pouco mais tarde que o habitual para conseguir mais tempo para atividades pessoais no seu dia;

Priorize o que você precisa realizar. Há uma teoria segundo a qual oitenta por cento das nossas realizações são provenientes de vinte por cento de nossos esforços. Pense de modo estratégico, determine quais são as atividades primordiais, que geram maior resultado, e concentre nelas seus esforços;

Delegue as tarefas que puder. Se tiver outras pessoas à disposição, recrute-as para ajudar. Isso vale tanto para atividades domésticas quanto profissionais.

• Aprenda a dizer não às solicitações desnecessárias que consomem seu tempo. Por exemplo, não seja voluntário em uma comissão se você não tiver tempo para isso, e decline de convites para eventos que você não terá tempo de assistir;

Pare de adiar tarefas, planeje fazer apenas o que é possível com o tempo dedicado a esta tarefa e faça-a sem interrupções;

• Evite o perfeccionismo. Não perca tempo buscando obsessivamente aperfeiçoar uma tarefa quando poderia gastar melhor o tempo realizando a próxima.

Lembre-se que a tecnologia deve ser usada a seu favor. Uma agenda eletrônica ou programas de computador podem ser de grande valia para ajudar na sua organização pessoal.

Autor: Carlos Alberto de Faria
Fonte: Merkatus.com.br, Tudobox.com.br