Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

17 de junho de 2014

Loja virtual alugada, vale a pena?

Muita gente que gostaria de saber como montar uma loja virtual faz essa pergunta. Essa é uma questão difícil de definir. Vai depender da sua proposta de trabalho no comércio virtual e do seu caixa. É o velho dilema da escolha de um sistema de loja virtual
que se adeque às suas necessidades. Mas se você já tem uma loja virtual estabelecida e com bons resultados, ai acho que você deveria pensar seriamente na opção de um sistema proprietário seja ele open source ou não. Na maioria dos casos as pessoas optam por lojas virtuais alugadas ao fazer a sua primeira investida no comércio eletrônico pelo baixo valor investido, mas com a competição entre os desenvolvedores já existem sistemas proprietários com preços bem acessíveis.

Se a sua incursão no comércio eletrônico é apenas uma curiosidade, acho sim que vale a pena alugar um sistema de loja virtual para ver como vai se sair nessa primeira investida, caso o aluguel não seja mais caro do que um sistema pronto, o que acontece muitas vezes. Você deve reparar bem é quanto esse aluguel vai realmente custar no final das contas, porque dependendo do caso você encontra uma solução proprietária que custa quase a mesma coisa a custo prazo. O melhor é pesquisar.

Como é Cobrado o Aluguel de Uma Loja Virtual

Tirando algumas aberrações, a maioria dos serviços de aluguel de lojas seguem um padrão de cobrança:

Taxa de Configuração – É a taxa cobrada para configurar e ativar a sua loja no provedor de hospedagem com as informações da sua loja e outras necessárias ao funcionamento.

Taxa de Manutenção – Todos os sistemas cobram essa taxa que é justamente o aluguel do sistema de e-commerce. Ela pode ser fixa ou variar conforme o número de produtos cadastrados, páginas exibidas (page views) ou taxa de consumo de banda no servidor onde ficará hospedada a loja. Na grande maioria dos casos esses critérios são cumulativos.

Customizações – Você pode contratar uma customização da sua loja alugada junto ao fornecedor do sistema. Essa customização pode ser apenas do layout através de templates ou então desenvolvimento de um layout exclusivo respeitadas algumas limitações. É possível também em alguns casos agregar novas funções ao sistema. Todas estas modificações são obviamente cobradas a parte e pesam no custo final do projeto.

É importante pesquisar bem o mercado porque em alguns casos as diferenças de preço e recursos técnicos oferecidos é bem grande. Não se iluda com preços baixos, pague o que é é uma realidade no mercado. Nessa página e em todo o nosso site existem vários anúncios sobre sistemas de e-commerce alugados e se você fizer uma pesquisa certamente vai encontrar um que se adapte às suas necessidades.

Proprietário ou Inquilino?

Para quem já tem uma loja virtual estabelecida e com bons resultados eu aconselharia um sistema próprio sem a mínima dúvida. Se o e-commerce já faz parte da estrutura da sua empresa não faz sentido ficar dependendo de uma plataforma de loja virtual que não é sua ou sobre a qual você não tenha real controle, pois o investimento em um sistema próprio deve ser encarado como um ativo da sua empresa e por isso, como acontece no mundo real é bem melhor você ser o proprietário do que o inquilino.

O Risco do Fechamento

Um grande problema que eu vejo com lojas alugadas é o risco de fechamento da empresa que está fornecendo esse serviço ou profissional liberal que o disponibiliza. Na Web tudo acontece de forma muito rápida e ninguém sabe ao certo o dia de amanhã. Já vimos muita gente quebrando ou desistindo na Internet. Se isso acontecer com quem lhe aluga o sistema como é que você fica? Não fica. Os códigos fonte não estarão em seu poder e nem mesmo o banco de dados. Resultado, você não poderá continuar com a sua loja mesmo que contratando um profissional do ramo para manter e atualizar tecnologicamente a sua loja. Para piorar a situação, todo o seu banco de dados e imagens estará perdido. Isso sem falar em todo o trabalho de SEO que muito provavelmente também irá para o lixo. Imagine só o que você vai ter que gastar em links patrocinados. Consegue imaginar situação pior que essa?

Bem os fatos estão ai. Agora é uma questão de avaliar as suas necessidades, pesquisar opções de locação de loja se for o caso e começar os trabalhos. Tem alguma dúvida sobre esse artigo? Comente este post ou visite os sites de nossos anunciantes para maiores informações.

Fonte: www.blogdoecommerce.com.br