Como dar bronca corretamente em um funcionário
Como dar bronca no funcionário
O mundo corporativo é repleto de regras. O profissional precisa usar trajes apropriados, saber se portar em reuniões e eventos de negócios, respeitar horários e prazos
, tratar bem os clientes, fornecedores e colegas, entre outras normas de etiqueta. E é dever dos funcionários e líderes segui-las, ainda mais quando o assunto for chamar a atenção de alguém da equipe.Esta situação exige muito cuidado para não desmotivar o colaborador nem desrespeitá-lo. Segundo o especialista em comunicação verbal Reinaldo Passadori, toda empresa deve ter regras até na hora de dar bronca: “A organização precisa ter um padrão de conduta. Quando um funcionário cometer algum erro, o ideal é riscar a palavra bronca do manual. Nesse caso, o adequado é ter uma conversa e explicar como o trabalho ou o fato deveria ter sido conduzido.”
, tratar bem os clientes, fornecedores e colegas, entre outras normas de etiqueta. E é dever dos funcionários e líderes segui-las, ainda mais quando o assunto for chamar a atenção de alguém da equipe.Esta situação exige muito cuidado para não desmotivar o colaborador nem desrespeitá-lo. Segundo o especialista em comunicação verbal Reinaldo Passadori, toda empresa deve ter regras até na hora de dar bronca: “A organização precisa ter um padrão de conduta. Quando um funcionário cometer algum erro, o ideal é riscar a palavra bronca do manual. Nesse caso, o adequado é ter uma conversa e explicar como o trabalho ou o fato deveria ter sido conduzido.”
De acordo com Passadori, o chefe direto é quem deve falar com o profissional. “O papo deve ser sério, franco e bem objetivo. E o gestor não pode ressaltar apenas os pontos negativos. Ao elogiar um colaborador, você cria um clima melhor. Assim, vai ser menos difícil quando precisar fazer alguma crítica. O funcionário vai perceber que a conversa corrige o que requer conserto. Os elogios são sinônimo de um reconhecimento imprescindível para o crescimento pessoal e de toda a equipe”, diz. Para o especialista, o profissional pode argumentar com o chefe desde que saiba conduzir a conversa com respeito. “Ele pode dizer que tem uma outra visão sobre o fato e que gostaria de comentar o que pensa. O importante é argumentar de forma clara, sem qualquer rodeio.”
DICAS
Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. Esta é uma situação constrangedora para todos da equipe, e acaba desmotivando os profissionais. O ideal é escolher um lugar reservado para conversar com o funcionário.
Paciência - Se por acaso o chefe começar a gritar ou falar palavrões, o profissional deve manter a calma e ter muita paciência. Jamais responder da mesma maneira. Desta forma, o colaborador evidencia quem está fora de controle da situação.
Por: Nany Kimizuka
E você, já passou por algum aperto ao precisar chamar atenção de um funcionário? Como ele reagiu?
E você, já passou por algum aperto ao precisar chamar atenção de um funcionário? Como ele reagiu?
5 comentários:
Dar bronca em particular, e elogiar em publico, a melhor forma de orientar e gratificar um funcionario.
22 outubro, 2010Realmente, tem que tomar muito cuidado pra bronca não ser um fator desmotivante.
22 outubro, 2010É muito complicado, tem que ser firme, sem ser grosso, ou agressivo demais, tudo tem que ser bem pensado, antes de falar, pois cada um tem uma reação, um lider tem que saber colocar muito bem as palavras.
14 dezembro, 2011ja passei por isso ate passo por isso diariamente
05 julho, 2013meu antigo chefe me mandou pra p. q. p eu apenas disse por ao vai o sr!
23 julho, 2013Postar um comentário