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28 de julho de 2010

Prevenção de perdas - Como manter a margem de lucro sem cortes desnecessários


Prevenção de Perdas no Varejo

Esse é um dos assuntos mais desconhecidos dos varejistas brasileiros.

Em cada palestra que faço sobre perdas, procuro fazer uma enquete
junto à platéia para entender, quantos dos ali presentes já ouviram falar sobre prevenção de perdas. Os resultados são sempre muito parecidos. Cerca de 98% dos presentes não sabem do que se trata.

A minha leitura sobre essa “ignorância” generalizada sobre o assunto é que, os varejistas estão muito preocupados em fazer o seu negócio caminhar da mesma forma que o fazem há décadas. Não estão abertos (ou mesmo procurando) por novas técnicas, novos caminhos e novas fórmulas para serem mais eficazes ou eficientes em seus processos.

Se por um lado cortam cafezinhos, benefícios, papel toalha e material de almoxarifado como forma de sentirem-se gestores das suas despesas (isso representando 1% de suas despesas) do outro lado perdem de 3% a 7% em mercadorias mal estocadas, vencidas, quebradas, furtadas e danificadas. Sem contar com a moral da equipe que sofre perdas e são alijadas de seu pequeno conforto e segurança.

A consequência desses atos são danosos aos negócios, pois aqueles que são os responsáveis pela fidelização dos clientes e pelo aumento nas vendas da nossa empresa, são tratados como entrusos, exatamente como Henry Ford fazia há quase um século atrás.

Depois dessa introdução, a qual espero que tenha tocado a sua emoção e a sua razão, vamos ao que interessa!

Para facilitar a sua vida, preparamos alguns tópicos que consideramos preciosos para quem deseja conhecer melhor essa nova matéria, responsável por US$ 24 bilhões de prejuízos nos EUA.

Dicas básicas para começar a reduzir suas perdas:

  • Comece montando um cronograma anual de inventário em sua loja(s), e cumpra-o a risca. Se possível, contrate uma cooperativa especializada no assunto (ou um prestador de serviço especializado) para realizar esse balanço.
  • Lembre-se daquela valha máxima: “QUEM COMPRA NÃO PAGA”.
Colocar a sua equipe para auditar a ela mesma, na minha opinião, é um contracenso.
  • Após apurar os resultados das perdas elenque os produtos cujas perdas somadas representem 30% do total das perdas. Esses serão os produtos de RISCO do seu negócio.
  • Faça inventários rotativos nesses produtos, semanalmente. Coloque um responsável da sua equipe (ou você mesmo) para assegurar que não mais faltarão no seu estoque. Se necessário, crie uma nova forma de controle e vendas desse produto. EX: Primeiro o cliente paga e depois pega no balcão. Sei o que vai dizer - “mas que coisa mais antipática”. Digo a vocês que já fiz isso, explicando devidamente ao cliente que era para a sua segurança e discrição, e ele concordou sem reclamar.
  • Faça um comunicado formal para os seus distribuidores e o protocole dizendo que, a partir de um prazo determinado você não receberá mercadorias com menos de, por exemplo, 12 meses à vencer.
Com isso você assegura que minimizará suas perdas por vencimento, sensivelmente, além de mostrar para os fornecedores que você está atento à validade dos produtos.

Todo mundo quer passar o mico para o outro. Mostre que você não aceitará mais isso.
  • Oriente sua equipe sobre como proceder com as conferências diárias das mercadorias, e principalmente sobre a validade dos produtos.
Outras regras importantes a serem seguidas pela sua equipe são:
  • Conferência do pedido x nota fiscal (descontos negociados, produtos e alíquotas de impostos – ST) x as unidades fisicamente recebidas.
Em caso de divergência eles devem comunicar ao responsável (indicado por você) que tomará as devidas providências (devolução ou acerto).
  • Produtos de Life Style tais como: CIALIS, VIAGRA, LEVITRA, XENICAL, além dos principais anticoncepcionais, são muito visados pelos funcionários e “clientes”.
Para minimizar suas perdas guarde-os trancados no armário de controlados (ou em outro armário qualquer), e coloque sob a responsabilidade do farmacêutico ou do gerente.
  • Estabeleça METAS para redução das perdas e premie sua equipe cada vez que atingir (os prêmios não devem ser em dinheiro, para não gerar direito adquirido e não incorporar no seu salário).
As dicas acima podem representar até 60% do total de perdas da sua empresa. Trate esse passos com carinho, e reduza sensivelmente as suas perdas.

Por Marco Antonio G. Geraigire
Fonte: Geraigire