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28 de julho de 2010

Crescimento - Como manter a saúde financeira da empresa equilibrada


A importância da administração financeira em micro, pequenas e médias empresas

A especialista no mercado contábil-administrativo há mais de vinte anos, Dora Ramos, explica

como melhorar a saúde financeira de uma organização
 

A organização e administração financeira são sempre componentes indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Através dele é possível ampliar lucro real, mantém os fluxos das entradas e saídas de caixa sob controle e conhecer antecipadamente as épocas em que irá faltar ou sobrar numerário.

Além disso, uma administração financeira adequada permite obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômica e financeira.

Quando tratamos das micro e pequenas empresas, o suporte na área contábil-administrativa e financeira pode ser o fator responsável pelo sucesso ou falência desse empreendimento. E essa é uma realidade vivida por mais de seis milhões de empresas existentes no Brasil, sendo 99% classificadas como micro, pequenos e médios empreendimentos, de acordo com o IBGE.

Só que alguns fatores como a complexibilidade nas legislações brasileiras, nas burocracias existentes e a própria falta de organização financeira da organização, fazem muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, encontrarem dificuldades no gerenciamento dessas tarefas específicas.
 

Com intuito de minimizar estes impactos, o Portal Administradores conversou com Dora Ramos, fundadora e diretora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial - empresa que atua na área Contábil; Tributária e Trabalhista. Dora atua no mercado contábil-administrativo há mais de vinte anos e explicou um pouco mais como as empresas podem manter uma saúde financeira equilibra. veja:

1 - Quais são as primeiras providências que as empresas, principalmente de micro, pequeno e médio porte, devem tomar em relação às finanças?

Conhecer a fundo todos os seus gastos, suas despesas e suas possibilidades de receitas. É preciso planejar de forma realista, sem deixar nenhum gasto ou receita de fora dessa planilha, e principalmente no caso das pequenas empresas, incluírem o pró-labore dos sócios entre as despesas fixas. A exclusão deste item pode representar um grande buraco nas finanças da empresa.

2 - Quais problemas a falta da administração financeira adequada pode acarretar?

A falta da administração pode acarretar prejuízo e até "quebra" da empresas, pois a falta de organização acaba não dando condições de direcionar o crescimento de um empreedimento. Conheci muitas empresas que passaram por essa situação. Apesar de possuírem um bom faturamento, devido à falta de um planejamento eficiente, acabaram gastando mais do que o apropriado e não tiveram um final feliz.

3 – Podemos dizer, então, que o planejamento é a palavra de ordem para qualquer atividade na área financeira das empresas?

Sim. Só com planejamento é possível avaliar a saúde da empresa. É com esse programa que rotas operacionais e financeiras são corrigidas e resultados esperados são avaliados. Não é possível fazer um investimento ou mesmo buscar um empréstimo sem um planejamento prévio.

4 – É sempre importante ter um profissional especializado pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das empresas. Mas, qual o melhor momento para se contratar um profissional com essa habilidade na pequena empresa?

Desde o início. Porém é importante que o empresário tenha consciência que esse profissional irá auxiliá-lo no melhor rumo para o negócio, mas a tarefa de "fazer acontecer" é de responsabilidade do empreendedor.

O empresário não pode e não deve delegar esta função ao contador ou à outra pessoa, afinal, ele que tem condições de mudar o rumo de seu empreendimento para melhor. Mas para tanto, é necessário que, principalmente, o pequeno empresário tenha compromisso e responsabilidade na gestão financeira da empresa, e busque entender as demonstrações financeiras recebidas para alavancar seu negócio.


Fonte: Administradores