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24 de julho de 2015

Como fazer uma análise da concorrência através das Redes Sociais

Analisar os concorrentes (diagnóstico), assim como em qualquer plano de negócios deve ser um dos primeiros passos a serem dados no planejamento de Redes Sociais corporativas. Lembre se:
Existem diversas técnicas para análise
de concorrência em Redes Sociais, muitas delas são provenientes do próprio Marketing tradicional (aquele mesmo de Kotler) e outras se escoram totalmente em ferramentas de análise on-line.
Vou listar algumas destas técnicas abaixo:
A) Análise de Indicadores Quantitativos: É a análise mais básica e ao mesmo tempo a mais essencial. Verifique o número de seguidores ou curtidores, quantos deles são fãs (apenas seguem o concorrente, sem serem seguidos por eles), quantos são amigos (seguem o concorrente e também são seguidos por ele) e quantos são usuários que não correspondem (o concorrente apenas segue, sem ser seguido de volta). Também verifique a frequência diária  e a frequência mensal de atualização dos perfis.
Ferramentas úteis: FriendOrFollower e Tweet Stats.
B) Análise de Indicadores Qualitativos: Quais são os objetivos dos concorrentes nas Redes Sociais (Branding, SAC, Engajamento, Vendas)? As atualizações tem que tipo de conteúdo (Informações sobre a empresa? Sobre os produtos? Sobre os interesses dos seguidores? etc.)
C) Análise SWOT: Análise as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da sua empresa em relação a concorrência. Um exemplo de Oportunidade pode ser a ausência de competidores em determina mídia social. Um exemplo de Ameça pode ser um grande investimento em promoções feitas por parte do concorrente e que você não possa igualar.
Esse podcast do consultor Nino Carvalho traz ótimos esclarecimentos sobre Análise Swot.
D) Monitoramento de Menções: Monitore com a Busca Avançada do Twitter (ou com o TweetDeck) e com o Google Analytics as menções como o nome do perfil no Twitter ou endereço no Facebbok do concorrente. Aproveite e monitore todo e qualquer termo que achar útil para sua inteligência competitiva. Por exemplo: Nome dos produtos, nome dos diretores e executivos dos concorrentes etc. Outra dica para Twitter é digitar os nomes ou Twitter dos concorrentes no TweetReach e ver qual o alcance em usuários que eles obtem.
E) Monitorando tráfego: Com a ferramenta BackTweets você consegue monitorar o tráfego que o Twitter está gerando para o site do competidor. Você também consegue monitorar o número de clicks que as URL’s encurtadas pelos concorrentes estão gerando, adicionando um “+” ao final da URL. Por exemplo: http://bit.ly/Aka+
F) Monitore os Influenciadores: Através do SocialMention você consegue verificar quais usuários estão influenciando mais a favor (e também contra) de seus concorrentes. Se achar válido, tente alguma aproximação destes influenciadores. No SocialMention se consegue verificar também em quais outras plataformas sociais seu concorrente está presente. Pode ser válido expandir sua estratégia para lá também.
G) Inteligência Competitiva: Utilize todas as ferramentas aqui citadas para ir atrás de comentários negativos que usuários possivelmente fizeram sobre seus concorrentes e tente buscar um espaço para se diferenciar competitivamente as custas destes feedbacks.
H) Mapeando o Ambiente Competitivo Social: Utilize um software de fluxogramas (recomendo bubbl.us) e faça o mapeamento lógico de todo o ambiente competitivo nas mídias sociais. Liste todas as plataformas onde encontrar seus concorrentes e mapeie quais outros concorrentes estão nessas plataformas e se a sua empresa também esta. O mapa lógico é uma ferramenta importante para uma visualização instantânea do cenário, principalmente para apresentar a leigos no assunto.
Exemplo:
Bom pessoal, espero ter contribuído! Forte abraço!
Autor: Anthony Johann
Fonte: ajohann.com