Como gerenciar pessoas
Ao assumir a função de gerente, o profissional irá desempenhar diferentes papéis no salão de vendas. Nenhum deles tem mais ou menos importância, pois, quando não são bem feitos geram algum tipo de resultado negativo para a loja. Contudo, algumas vezes, muitos gerentes se empenham, exclusivamente, em melhorar o resultado de vendas e esquecem algo fundamental: o gerenciamento de pessoas.
Ao se tornar gerente, o profissional passa a lidar, diariamente, com as pessoas de sua equipe, visando orientá-las para que sejam capazes de dar o melhor de si no desempenho de seu trabalho. Quando bem construído, esse relacionamento contribui para que o gerente consiga alcançar as metas estabelecidas. Parece simples, não? Mas, na prática nem sempre é assim que acontece.
A complexidade do processo de gerenciamento de pessoas está no fato, incontestável, de que cada pessoa é diferente da outra e reage, diferentemente, aos estímulos recebidos, em função de suas próprias motivações e interesses. Por isso, motivar os vendedores a realizar excelentes vendas, do ponto de vista quantitativo e qualitativo, é muito mais difícil do que fazê-los realizar as tarefas operacionais, por exemplo.
É preciso ter em mente que o gerente é a pessoa que assume a função de influenciar o comportamento daqueles que o cercam, seja incentivando-os, quando estão no caminho certo, seja repreendendo-os, quando é necessário redirecioná-los rumo aos objetivos traçados. Cada vez mais, ele é chamado a enfrentar situações e resolver problemas, sem a ajuda ou a orientação de seus superiores. Não tem como fugir dessa responsabilidade!
Portanto, a habilidade de relacionamento é muito exigida de um gerente no atual contexto do varejo, já que ele passou a exercer uma autoridade que não é mais imposta e, sim, conquistada, à base de confiança, identificação e negociação.
Pense a respeito, coloque em prática e veja como as coisas podem melhorar!
Ao se tornar gerente, o profissional passa a lidar, diariamente, com as pessoas de sua equipe, visando orientá-las para que sejam capazes de dar o melhor de si no desempenho de seu trabalho. Quando bem construído, esse relacionamento contribui para que o gerente consiga alcançar as metas estabelecidas. Parece simples, não? Mas, na prática nem sempre é assim que acontece.
A complexidade do processo de gerenciamento de pessoas está no fato, incontestável, de que cada pessoa é diferente da outra e reage, diferentemente, aos estímulos recebidos, em função de suas próprias motivações e interesses. Por isso, motivar os vendedores a realizar excelentes vendas, do ponto de vista quantitativo e qualitativo, é muito mais difícil do que fazê-los realizar as tarefas operacionais, por exemplo.
É preciso ter em mente que o gerente é a pessoa que assume a função de influenciar o comportamento daqueles que o cercam, seja incentivando-os, quando estão no caminho certo, seja repreendendo-os, quando é necessário redirecioná-los rumo aos objetivos traçados. Cada vez mais, ele é chamado a enfrentar situações e resolver problemas, sem a ajuda ou a orientação de seus superiores. Não tem como fugir dessa responsabilidade!
Portanto, a habilidade de relacionamento é muito exigida de um gerente no atual contexto do varejo, já que ele passou a exercer uma autoridade que não é mais imposta e, sim, conquistada, à base de confiança, identificação e negociação.
Pense a respeito, coloque em prática e veja como as coisas podem melhorar!
Fonte: Varejista.com.br
1 comentários:
Eu lidero uma equipe de vendas e confesso que não é nada fácil, todos os dias tenho que lembrar metas e objetivos e constantemente lembrar os vendedores da necessidade de treinar, treinar, treinar. Mas como foi dito: Faz parte da função do lider!
23 agosto, 2011Edmundo Lopes
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