Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

5 de janeiro de 2015

10 Passos para ser um bom vendedor

Uma empresa precisa dar lucro e para isso é preciso vender. Manter uma equipe de vendas motivada e com bons resultados é um desafio para o pequeno empresário, isso quando não é ele próprio que atende clientes e fecha as vendas. "Não existe perfil de vendedor ideal, pois isso muda de uma empresa para outra, cada uma tem uma cultura e o perfil mais adequado a ela", afirma César Frazão, palestrante, escritor e especialista em vendas.

Apesar de não existir um perfil ideal, existem características inerentes aos vendedores de sucesso, Frazão cita três delas. "Ao longo de anos de experiência e mais de 500 palestras para este público, percebi três características presentes em todos os vendedores bem sucedidos, é preciso estar atento a elas", afirma o palestrante. Frazão contou ao Pensando Grande quais são estes atributos, assim o empreendedor que está em busca de um bom vendedor pode ficar atento.

Otimismo
Bons vendedores são otimistas por natureza, trabalham com pensamento positivo, enxergam o dia como uma oportunidade de fazer melhor seu trabalho.

Competência
Não há mais espaço para profissionais não preparados, o profissional de vendas precisa saber tudo sobre o produto ou serviço que oferece. É importante investir: ler e estudar muito sobre vendas.

Criatividade
Empresas querem pessoas que criem soluções, para isso é preciso ser criativo, buscar sempre uma saída para os problemas. Questões culturais e gerenciais dificultam o fomento da criatividade entre vendedores.

Erros fatais
Como em outras áreas, existem erros que são comuns entre os profissionais de vendas, mas simples de evitar. "Eu sempre destaco dois erros cruciais: desonestidade e utilizar o desconto como único argumento. Se você mentir para seu cliente, perde credibilidade, o que não se recupera. É melhor perder uma venda, pois isso você pode recuperar", ensina Frazão.

Quanto aos descontos, ele recomenda cautela, deve ser utilizado com planejamento, "O cliente não pode ter a impressão de que seu produto não tem diferenciais em relação à concorrência", alerta o especialista.

Como ser um bom vendedor

César Frazão divide dez passos práticos que ensina aos vendedores em suas palestras.


  • 10 passos para ser um bom vendedor

1. Transmita entusiasmo na fala.


2. Invista em sua aparência: esteja sempre limpo, perfumado e bem vestido.


3. Acreedite no produto que você vende.


4. Venda benefícios e não características do produto. Quais problemas do comprador aquele produto ou serviço irá resolver?


5. Pense grande e ofereça alto. Muitas vezes o pequeno empresário passa por dificuldades financeiras e tem dificuldades de enxergar o verdadeiro potencial do mercado em que está ofertando o seu produto.


6. Faça investimentos no seu preparo, leia bons livros sobre vendas.


7. Simplifique. Faça seu cliente economizar tempo.


8. Diferencie-se do seu concorrente em algum aspecto.


9. Trabalhe duramente, se esforce.


10. Acredite em si mesmo. Você foi feito para vencer!

Fonte: Pensando Grande