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23 de dezembro de 2014

Como fazer um planejamento através do controle financeiro

As organizações, atreladas ao conceito de formação de valor, devem ser conhecedoras de todas as transações e da sua "saúde" financeira, sendo assim, utilizando-se de ferramentas da contabilidade, os administradores podem controlar tudo o que acontece dentro do âmbito empresarial de forma eficaz.

O mercado vem mostrando-se mutável e assim, as necessidades administrativas devem possuir o maior número possível de informações para análise e interpretações que lhe servirão para auxílio em decisões futuras. Tais informações fazem parte do controle financeiro, que visa o acompanhamento dos processos e andamento da empresa.

Os gerentes devem contar com informações exatas, significativas e adequadas se quiserem tomar boas decisões. A prática da captura ou domínio das informações faz parte da idéia do controle financeiro que, basicamente, é a utilização das ferramentas contábeis para se entender a "saúde" financeira da organização. Para isso, deve-se ter um sistema de contabilidade para estruturar o fluxo de informações financeiras para fornecer um quadro completo das atividades financeiras da empresa.

O gestor deve, antes de tudo, entender e possuir as informações acerca das disponibilidades da empresa, utilizando-se mais uma vez da contabilidade para possuir tais informações e como já mencionado, um sistema de contabilidade efetivo é vital para o sucesso da empresa. Sem fornecer a informação, a administração não pode tomar decisões apropriadas aos processos da organização. Entretanto, a qualidade do sistema contábil da empresa depende da efetividade dos controles que existem dentro dela.

O controle financeiro é um sistema de verificações e contrapesos que salvaguarda os ativos e aumenta a precisão e a confiabilidade dos demonstrativos financeiros. Tal atividade tem sido há tempos reconhecida nas empresas, evidenciando sua importância. Halloran (1994, p. 22) diz que "embora as projeções financeiras sejam apenas uma estimativa, elas tornam-se mais concretas à medida que você colhe um numero maior de informações".

A falta de controle aumenta significativamente as chances, não somente e fraude ou roubo, mas também de decisões errôneas, baseadas em informações contábeis inexatas e precipitadas. GITMAN afirma:

"Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais." (GITMAM, 1987. Pág. 250)

Para a implantação do controle financeiro, o administrador deve entender o efeito – positivo ou negativo – que as decisões gerenciais podem ter. As informações levam a projeção de valores a gastar, planejamento e controle para que os custos e despesas não saiam do que foi projetado baseado nas informações contábeis de exercícios anteriores. Para tal desenvolvimento, necessita-se das seguintes ferramentas:
  • Fluxo de caixa:
indica os recebimentos e os pagamentos a serem realizados e apura o saldo disponível de caixa na data efetiva de recebimento ou pagamento;
  • Demonstrativo de resultados:
indica o volume de vendas, o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis, as despesas fixas, e apura o lucro líquido por meio do regime de competência no momento em que esses eventos ocorrem, independentemente de seu recebimento ou pagamento;
  • Balanço patrimonial:
indica os valores do ativo, do passivo e apura o valor do patrimônio líquido da empresa.

A principal idéia do controle financeiro é dar subsídio ao administrador na tomada de decisão, pois este está atrelado aos diversos fatores e modificações do mercado, fazendo-o mudar de decisão constantemente. Sendo assim, a atividade de controle financeiro dá a possibilidade de estar em dia com as atividades desenvolvidas dentro da organização e da atividade monetária da mesma, auxiliando-o nas decisões futuras, como compras e cortes de gastos.

É, indiscutivelmente, necessário às organizações, pois garante organização, projeções claras e correção de erros.

Fonte: Administradores.com.br
Autor: Nicholas Giridhari