Metas - A orientação para o crescimento
Nenhum gerente faria novos pedidos de produtos sem primeiro verificar como foi a venda deles no passado. Correto? Nem sempre. Infelizmente, ainda existem profissionais que conduzem seus vendedores pela intuição e não pela razão. Raramente têm metas. Isto quer dizer que, eles não sabem se sua equipe tem um bom desempenho e a equipe, por sua vez, não sabe o que os gerentes esperam dela – além de não saber como estão se saindo.
Muitos gerentes gastam tempo se preocupando se a equipe vai chegar no horário ou se o caixa foi fechado corretamente. Mas será que eles conhecem seus outros objetivos? Será que sabem como os vendedores estão realmente se saindo? Se a resposta para essas perguntas for negativa, chegou a hora de passar as metas da loja para o papel.
Acredite: quando isso não é feito, muito provavelmente, não se consegue estabelecer um compromisso. E para alcançar qualquer meta, ter compromisso é fundamental. Se a meta de um vendedor, por exemplo, é vender dez produtos de uma linha específica em uma determinada semana e isto não estiver escrito, ele pode vender oito produtos e achar satisfatório, concorda?
Um dos principais motivos para o fracasso de uma loja está no fato de a gerência não se basear em metas e estatísticas. Então, trate de colocá-las em prática o quanto antes!
Você pode traçar metas para diversos objetivos, diminuir gastos, reduzir estoque, aumentar a agilidade do caixa, vender mais, dentre outros.
O ideal é que as metas sejam de curto a médio prazo, definindo uma meta, por exemplo de faturamento anual baseado nas vendas dos últimos dois anos, é possível projetar metas mensais e até semanais, levando em consideração a curva de vendas nos meses de maior e menor movimentação.
Seja sempre racional ao projetar as metas, numeros irreais podem ser fator desmotivante! Considere fatores internos e externos, como índices de aquecimento do mercado financeiro, novos produtos, ações de marketing externas e de parceiros. Enfim, o planejamento e principalmente as metas são indispensáveis para alcançar o melhor desempenho, assim como um atleta maratonista, que sabe como dar o seu máximo visando a meta de chegada, o empreendedor deve saber também medir seus esforços e sempre buscar o primeiro lugar!
Boas vendas!
Fonte: Varejista / Automatizando.
1 comentários:
ótima dica! obrigado!
14 maio, 2014Postar um comentário