Como distribuir o lucro da empresa com os funcionários?
Quero criar um programa de distribuição de lucros para incentivar meus funcionários. Quais os cuidados que devo tomar e como posso determinar o valor ideal a ser distribuído?
Quando criamos um programa de distribuição
de lucros, precisamos ter alguns cuidados antes de implantar uma nova política que, muitas vezes, pode se tornar desastrosa.
Como o próprio nome diz, distribuição dos lucros implica em separar um percentual dos ganhos e compartilhar com os colaboradores.
Antes de implementar um programa, faça-se as seguintes peguntas: Quem serão os beneficiados do programa? Todos os funcionários ou somente os que ocupam a função de chefia? Você pretende abrir os números da empresa? E, principalmente o lucro?
Definido o público elegível para o programa, você poderá abrir os números e distribuir um percentual do lucro, como 10% ou 15%. Outra opção é estabelecer um 14º salário. A vantagem, neste caso, é que você não precisaria abrir o lucro da empresa no período.
Caso opte pelo porcentual, você deverá mensurar, através de uma avaliação de desempenho, o comprometimento de cada funcionário para atingir os resultados para avaliar quanto cada um deverá receber. Além disso, o tempo de casa também é importante. Assim, um funcionário que trabalhou o ano todo na empresa provavelmente terá participado mais para o resultado do que o outro que foi admitido há dois meses.
Existe um ponto fundamental para esse programa emplacar e perpetuar para os anos seguintes: a comunicação deve existir sempre, de forma transparente, para que você ganhe aliados dentro da empresa e evite a insatisfação.
Por: Márcio Iavelberg
Fonte: www.exame.com.br
4 comentários:
É difícil acertar na distribuição do lucro porque o sucesso do chefe depende de todos os integrantes da equipe e, em alguns caso, depende também da qualidade (e boa vontade) da mão-de-obra indireta. Assim sendo, existe o risco de gerar insatisfação entre os colaboradores que atuam nos bastidores. Acredito que a melhor forma seria criar eventos sociais internos, tais como: semana da saúde, período no qual seriam apresentadas palestras e atendimento médico; semana da beleza, período no qual seriam disponibilizados palestras e atendimentos desta natureza; semana jurídica etc.
11 fevereiro, 2011Pois é, mas cada caso é um caso! As vezes o dinheiro é muito bem-vindo, e bastante animador!... é legal também quando a grana pode ser revertida em uma super festa de fim de ano, alguns dias numa chácara por exemplo, que além de divertido une mais os funcionários.
14 fevereiro, 2011A distribuição pode ser feita a cada trimestre ou quadrimestre, porém com regras bem definidas e metas a serem atingidas, podem ter percentual diferentes para nives diferentes, mas onde todos ganham, criando clima de satisfação por ver a empresa prosperando, sabendo que todos vão ganhar.
14 fevereiro, 2011Porem a distribuição pode ser um tiro no pé, se não for bem planejada, criando clima de desconfiança, ou concorrencia entre os funcionários.
Eu trabalhei numa grande empresa com 14º Salario, todo dia era hora de economizar para a empresa e gerar mais lucros com vendas... Acredito numa boa opçao pois sempre recebiamos em fevereiro...
18 fevereiro, 2011Postar um comentário