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22 de agosto de 2014

Como distribuir o lucro da empresa com os funcionários?


Quero criar um programa de distribuição de lucros para incentivar meus funcionários. Quais os cuidados que devo tomar e como posso determinar o valor ideal a ser distribuído?

Quando criamos um programa de distribuição

de lucros, precisamos ter alguns cuidados antes de implantar uma nova política que, muitas vezes, pode se tornar desastrosa.

Como o próprio nome diz, distribuição dos lucros implica em separar um percentual dos ganhos e compartilhar com os colaboradores.

Antes de implementar um programa, faça-se as seguintes peguntas: Quem serão os beneficiados do programa? Todos os funcionários ou somente os que ocupam a função de chefia? Você pretende abrir os números da empresa? E, principalmente o lucro?

Definido o público elegível para o programa, você poderá abrir os números e distribuir um percentual do lucro, como 10% ou 15%. Outra opção é estabelecer um 14º salário. A vantagem, neste caso, é que você não precisaria abrir o lucro da empresa no período.

Caso opte pelo porcentual, você deverá mensurar, através de uma avaliação de desempenho, o comprometimento de cada funcionário para atingir os resultados para avaliar quanto cada um deverá receber. Além disso, o tempo de casa também é importante. Assim, um funcionário que trabalhou o ano todo na empresa provavelmente terá participado mais para o resultado do que o outro que foi admitido há dois meses.

Existe um ponto fundamental para esse programa emplacar e perpetuar para os anos seguintes: a comunicação deve existir sempre, de forma transparente, para que você ganhe aliados dentro da empresa e evite a insatisfação.

Por: Márcio Iavelberg
Fonte: www.exame.com.br