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24 de junho de 2014

Como conquistar espaço na prateleira do varejo

A relação Indústria & Varejo é um assunto muito interessante e que tem espaço para inovações e melhorias. A falta de informação, a falta de parceria, os desalinhamentos estratégicos atrapalham o fluxo
da cadeia e prejudicam as vendas.

Um dos pontos que podemos trabalhar para contribuir com uma melhor relação é o espaço de prateleira negociado para que a indústria exponha seus produtos da forma mais atrativa. Existem maneiras de informar e atuar sobre este ponto.

Como convencer o varejo que seu espaço é rentável?

Variáveis como receita, volume ou lucro normalmente são utilizadas para comprovar a rentabilidade do seu espaço de prateleira. Com resultados positivos é possível renegociar o tamanho do espaço disponível ou até mesmo uma mudança de local.

Indicadores de rentabilidade ou giro podem e devem ser acompanhados para ajustes nos espaços por loja, impactando positivamente na lucratividade da relação ganha – ganha.

Existem algumas formas de cálculo:

- Representatividade do(s) seu(s) produto(s) na loja ou na rede.
- Representatividade do(s) seu(s) produto(s) na categoria.
- Giro de Estoque do(s) seu(s) produto(s) em relação à loja ou a rede.
- Giro de Estoque do(s) seu(s) produto(s) em relação à categoria.


Exemplo de Cálculo (Representatividade):

- Volume de Venda do Produto no mês: 1.000.
- Volume de Venda da Loja no mês: 100.000.
- Representatividade do Produto na Loja: ( 1.000 / 100.000 ) * 100 = 1%.
- Para chegar a uma conclusão, a análise poderá ser feita ao longo do tempo ou até mesmo comparando com produtos concorrentes.

Como tornar esta estratégia possível?

- Promotor de Venda: O promotor de venda expõe seus produtos para que os clientes possam comprá-los. Ele é responsável pela reposição dos produtos no ponto de venda, no bom relacionamento da indústria com o varejo e em muitos casos, identifica faltas, excessos e também muitas oportunidades. Pense em comissionamento através do sell-out, isso seria um excelente incentivo.

- Trade Marketing: A forma de orientar e apoiar as atividades de marketing e vendas, trabalhando em conjunto para conseguir satisfazer as necessidades do consumidor final e do cliente varejista.

- Uma solução: O VMI – Vendor Managed Inventory (Gestão do Cliente pelo Fornecedor) tornaria possível este controle, facilitando a manipulação dos dados, operacionalizando os cálculos e fortalecendo o processo de reposição dos produtos com transparência para ambos os lados.


Esta estratégia só será um sucesso se conquistarmos os consumidores finais, através de serviços diferenciados, qualidade e uma boa relação de custo / benefício. Entender o comportamento dos consumidores nem sempre é tão difícil, pois muitas vezes somos os consumidores.

Portanto, prove seu valor e conquiste seu espaço!!

Fonte: www.supplychainmix.com.br