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6 de março de 2014

Como transformar sua ideia de negócios em uma empresa

Não importa o quão iniciando você está no processo de começar uma empresa, se sentir perdido ou sobrecarregado é compreensível, é simplesmente uma parte do processo.


Um diploma em administração nem sempre inclui o conhecimento prático que um empreendedor precisa para começar a sua empresa. E, mesmo quando inclui, aplicar esse conhecimento no dia-a-dia pode ser assustador.

No momento em que termina a faculdade, você verá a importância de se manter aprendendo através de cursos online, programas de mentoria e o mais importante, experiência no mundo real.

A boa notícia é que uma grande empresa começa com uma grande ideia de negócios, então você já tem meio caminho andado.

O primeiro passo: Antes de colocar a mão na massa, arranje um lugar calmo e visualize a empresa que você quer criar baseado na sua melhor ideia. Deve ser uma empresa que você acredita com seu coração, alma e bolso.

Você fica extremamente empolgado com a forma que a empresa fará diferença na vida das pessoas? Isso é crucial, já que se você ama seu trabalho, sua chance de perseverar aumenta muito, mesmo com as longas horas de trabalho e adversidades que são inevitáveis na vida do empreendedor. Além disso, seu sucesso e comemorações terão um gosto melhor.

Por exemplo, se você tem uma paixão por música, é importante avaliar: será que existe alguma demanda não atendida nesse setor?

Como eu comecei minha carreira na música há mais de 40 anos, eu te digo que é uma área divertida. Com a explosão de serviços de música na internet, com certeza existem ótimas novas oportunidades.

Depois disso, a próxima etapa é o teste da mamãe, no qual eu sempre confiei na hora de correr atrás de uma ideia. Pergunte para sua mãe o que ela realmente acha sobre seus planos. Se os olhos dela não brilharem enquanto você explica seu plano, retorne para a rede e comece de novo. Se ela se empolgar, sua ideia tem um potencial.

No meu caso, como minha mãe também foi empreendedora, ela sabe muito bem julgar essas questões. Mas mesmo que ela não entenda de negócios, ela terá as melhores intenções em mente.

O próximo passo envolve risco, que deve ser a razão de você estar aprensivo. Algumas pessoas ficam presas nessa etapa, tentando deixar o plano de negócios perfeito e acabam gastando mais tempo no planejamento do que na empresa.

Empreendedores de sucesso não esperam pelo momento perfeito, eles o criam.

Crie algumas amostras do que você pretende vender e comece com a melhor técnica de pesquisa de mercado que existe: peça para seus amigos, familiares e vizinhos para testar. Se a reação for negativa, reavalie o que você está oferecendo.

Mas não deixe esse processo te desanimar. Algumas pequenas mudanças não querem dizer que sua ideia é ruim, é uma mera questão de ajustar o seu plano. Flexibilidade e habilidade para resolver problemas são ótimas características do empreendedor.

No momento em que você fez essas pequenas alterações, tente vender pequenos pacotes do seu produto e ofereça instruções sempre que puder, seja pela internet, telefone, e-mail ou visitando os clientes. Continue pedindo por feedbacks e mantenha contato com esses clientes.

Essa etapa serve para garantir o posicionamento da sua marca. Ela se destaca? Ela atrai clientes empolgados? Será que ela irá atrair bons funcionários?

Conforme a reação dos clientes é positiva, você precisará pensar em como entregar mais daquilo e resolver problemas de curto prazo. São Francisco de Assis dizia “Comece fazendo o que é necessário. Depois faça o que é possível. Quando você ver, estará fazendo o impossível”.

Alguns problemas técnicos acontecerão, como por exemplo saber onde distribuir o seu produto e como gerenciar o fluxo de caixa. Talvez então, e só então, seja o momento de apresentar a ideia para investidores em potencial. Também é a hora de contratar pessoas e delegar tarefas.

Se você seguir esses passos, você verá que já está com uma empresa rodando sem nunca ter criado uma data de lançamento formal. Meus parabéns!

Fonte: saiadolugar.com.br / Enteprenur.com