Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

17 de fevereiro de 2014

O Significado dos Nomes de Grandes Empresas

Você está procurando um nome para a sua empresa e pensa, como será que essas empresas escolheram o nome ideal?

Você já parou para pensar no significado destes nomes? Veja o caso de algumas grandes empresas mundialmente conhecidas:

Adobe – Nome do rio que passava perto da casa do co-fundador John Warnock.

Amazon – Jeff Bezos queria que o nome da empresa começasse com “A” para aparecer entre os primeiros nas listas alfabéticas. Ao encontrar “Amazon” no dicionário, achou interessante a ideia de associar a grandiosidade do rio com a empresa.

Apple - Reza a lenda que a maçã era um dos alimentos prediletos de Steve Jobs. Ele acreditava que comendo a fruta o corpo exalaria menos cheiro e com isso poderia tomar menos banho. Jobs tomava apenas um banho por semana.

Outra justificativa é que Jobs queria uma marca limpa e descomplicada, como acreditava serem os seus produtos, diferente dos concorrentes da época (IBM por exemplo).

Carrefour - Significa “cruzamento” em francês. Tem esse nome porque a primeira loja ficava em um cruzamento.

Cielo – Do espanhol ou italiano, significa “céu”. Sua escolha foi feita por causa da abrangência de suas ações e na amplitude de sua rede.

Coca Cola – Sim, coca vem de cocaína.

A Coca Cola foi inventada como analgésico. No começo, quando era chamada de French Wine Coca, era feito basicamente de álcool e um extrato de cocaína – na época não era ilegal e era usado para estimular o sistema nervoso central.

Em 1885 o álcool foi substituído pela noz-de-cola e açúcar. Em 1886 recebeu o nome Coca Cola. Só 36 anos depois de sua criação, em 1905, que a cocaína foi retirada por questionamento das autoridades e substituída por cafeína e mais açúcar.

Google - O nome é um erro de soletração da palavra Googol, que significa 10^100, ou 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000. O nome se refere à missão da empresa de organizar muita informação.

Hotmail - Foi escolhido por ter as letras HTML.

Itaú – Referência à cidade onde a primeira agência nasceu: Itaú de Minas. Itaú significa “pedra preta” em tupi-guarani.

LEGO – Abreviação de “Leg Godt”, que em dinamarquês significa “brincar bem”

Nestlé
- Sobrenome do fundador Henri Nestlé, que significa “ninho”, presente em seu logotipo.

Nike – Nome da deusa grega da vitória.

Samsung
- Significa “três estrelas” em coreano.

Sony – Derivado do latim “sonus”, que significa “som”.

Starbucks – homenagem à Starbuck, personagem de Moby-Dick.

Virgin - O fundador Richard Branson diz que era virgem quando criou a empresa.

Yahoo! - Usado originalmente no livro As Viagens de Gulliver representa uma pessoa com má aparência mas um bom coração. YAHOO é a sigla de “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”, ou “Mais Um Outro Oráculo Hierárquico Oficioso”. Os fundadores Jerry Yang e David Filo se consideravam “yahoos”.


E ai, ajudou na escolha do nome da sua empresa? Como você pode ver, alguns nomes não tem nada haver com o ramo de atividade ou qualquer sentido com a empresa em sí! Portanto, escolha um bom nome, mas não se prenda aos óbvios!

Fonte:saiadolugar.com.br