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14 de fevereiro de 2014

Como contratar as melhores pessoas para sua pequena empresa

Todo empreendedor que quer ir mais longe sabe muito bem que para que sua empresa cresça, ele precisará contratar pessoas para ajuda-lo no dia-a-dia.


Porém, é importante destacar que saber como contratar pessoas não é algo tão simples. Não é à toa que 37,9% dos micro empresários atribuem dificuldade na atração e retenção de talentos como obstáculo para o crescimento, atrás apenas da alta carga tributária.

Veja algumas dicas de como contratar pessoas e levar sua empresa cada vez mais longe. Atrair as pessoas certas não é fácil, mas é essencial
Esqueça o lema “Se quer bem feito, faça você mesmo”

O empreendedor precisa ter muito claro é que, por mais que ele seja bom em quase todas as atividades da empresa, isso não significa que ele deve fazê-las.

Digamos por exemplo que você seja muito bom em Excel e consiga organizar os dados de uma planilha em 10 minutos, enquanto outra pessoa levaria meia hora.

A princípio, esses 10 minutos não fazem tanta diferença, mas imagine que ao invés de ficar mexendo no Excel você usasse esse tempo para ligar para aquele cliente mais importante.

Será que essa ligação não vale muito mais do que o custo de ter alguém levando meia hora para terminar a planilha? Provavelmente sim!

Enquanto um funcionário normalmente tem um salário fixo no final do mês, o empreendedor é diretamente responsável por trazer mais faturamento. Por isso, se uma tarefa não está diretamente relacionada ao crescimento da empresa, ele deve ser delegada.

Autonomia, o segredo das boas contratações

Na maioria das vezes, uma empresa pequena não consegue cobrir todos os benefícios e estabilidade que as grandes corporações oferecem. Em compensação, a possibilidade de aprendizado acelerado, flexibilidade no dia-a-dia e possibilidade de propor e desenvolver novas ideias é algo que chama muita atenção nos melhores profissionais.

Por isso, de nada adianta você contratar uma pessoa para cada tarefa da empresa se ela tiver que pedir autorização a cada passo que der. Lógico que existe um tempo de treinamento para você supervisionar os profissionais, mas assim que eles começarem a pegar o jeito, dê autonomia a eles e testemunhe um belo aumento na performance da empresa.

Como líder, sua maior função é aprender a definir responsabilidades e expectativas

Apesar de destacar a importância da autonomia para tomar decisões, uma coisa fundamental é saber definir de forma específica o que você espera. Uma boa comunicação é o que via diferenciar uma equipe funcionando de forma eficiente de uma bagunça completa em que todo mundo sai frustrado.

Lembre-se, por melhor e mais esforçado que seja um profissional, ele não consegue ler sua mente. Mostrar exemplos e especificar exatamente o que você espera é fundamental para conseguir resultados cada vez melhores.

Seja como for, é importante saber que investir no crescimento dos seus profissionais é a melhor forma de investir no crescimento da sua empresa.

Sobre o medo de perde-los para o mercado, deixo a frase “Se você acha arriscado treinar alguém e ela ir embora, imagina só o risco de não treiná-la e ela ficar!”.

Fonte: saiadolugar.com.br