Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

30 de janeiro de 2014

A armadilha nos contratos das agências

Quando você quer criar o seu site, procura um profissional ou uma agência que possa te oferecer o melhor trabalho por um preço justo. E no caso de sites, não da para utilizar uma tabela de preços para avaliar o produto oferecido. É aí que muitos caem na armadilha dos contratos das agências.


Como funciona a armadilha:

Você paga um preço baixo (ou não) para desenvolver o seu site, confia o projeto da sua empresa a uma agência especializada e assina um contrato de manutenção sem perceber (porque você não conhece essa prática) que está assinando um contrato de escravidão.

Neste contrato existe uma clausula dizendo que ao rescindir o contrato, você perde o direito de utilização da plataforma do site. Ou seja, se você não estiver satisfeito com a empresa que presta o serviço de manutenção do seu site, poderá quebrar o contrato, mas não vai mais ter o site da sua empresa.

Tome muito cuidado com esse tipo de prática, pois isso já é um atestado de incompetência da agência, que sabe que não irá te prestar um serviço de qualidade para manter a sua fidelidade como cliente. A desculpa é que isso é "propriedade intelectual", que a agência precisa ter isso como segurança de que você não irá parar os serviços ou ir para um concorrente.

Tenho muitos clientes que caíram nessa armadilha, pagaram para desenvolver um site, não são bem atendidos, mas não possuem os direitos do mesmo. Aí se vêem obrigados a continuar pagando por um serviço ruim, ou pagar pra desenvolver um novo site do zero.

Pesquise antes de contratar um serviço, pois a questão não é preço! Vou encerrar com uma frase que achei em uma placa na faixada de uma loja que dizia o seguinte:

"Quando a doçura de ter pagado barato passar, o que sobra é a amargura de ter um produto ruim."

Autor: Gabriel Tosto Corrêa
Fonte: Consultor deSign