Como criar uma cultura de confiança e credibilidade em sua empresa
Em serviços e consultoria é fundamental a confiança e credibilidade criada por meio de valores e virtudes. A virtude da confiança é algo pessoal envolvendo nível e capacidade de confiar. Tais virtudes estão contidas na chamada “Equação Confiança”, que se refere à credibilidade, intimidade e (baixa) auto orientação.É virtuoso ter alguém que diga a verdade, que se comporte de forma confiável para manter possíveis confidências e que esteja atento às necessidades dos outros. É importante saber que as pessoas precisam assumir a responsabilidade pessoal pelo seu próprio comportamento em torno de confiança, pois só assim a organização será capaz de criar uma cultura baseada nela.
Os valores de confiança institucional conduzem as relações externas da organização, a liderança, a estrutura, as recompensas e os processos-chave. Os valores de uma organização baseada na confiança estão refletidos em quatro princípios de confiança:
- Foco;
- Colaboração;
- Perspectiva de médio a longo prazo;
- Transparência.
Uma organização que defende esses valores trata os outros com respeito, tem uma inclinação para cooperar com parceiros, possui um viés em direção a um período de tempo mais longo e compartilha informações.
Organizações baseadas na confiança levam seus valores muito a sério. Caso a sua organização nunca tenha despedido alguém por violação de valores, por exemplo, então você pode ter sido incrivelmente bem-sucedido em sua contratação, desenvolvimento de pessoal e em estabelecer a cultura certa.
Dois dos aspectos mais importantes para inspirar e implementar tais valores e virtudes são: liderar pelo exemplo e gerenciar com sabedoria e não por métricas.
Falaremos no próximo artigo sobre como liderar pelo exemplo. Você gostou das ideias apresentadas em relação à cultura da confiança? Convido você a compartilhar sua opinião no espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima.
Fonte: Dinheirama.com
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