Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

22 de outubro de 2013

10 verdades sobre inovação que você não pode esquecer

1-Inovação é conversão de novas ideias em receitas e lucros.

2-Inovação é mais importante hoje do que já foi, porque é a forma de dar rapidez a processos de lançamento de novos produtos ,processos, modelos de negócio.. Via aprendizado sistemático, e minimizando risco. Tentativa e erro gerenciados, é assim que se faz.

3- A inovação nas empresas que já aprenderam a fazer, se materializa via um conjunto de iniciativas gerenciadas.Inovação nelas é um processo gerencial como outro qualquer.

4-Ou seja: temos que construir um processo sistemático que entregue no ano X um valor que não estava sendo gerado no anos X-3 (digamos).

5-Tem tudo a ver com aumento de competitividade e geração de valor. O essencial é sustentar/aumentar o valor da empresa permanentemente

6-O que interessa é a geração de dinheiro novo (valor novo) relevante .

7-Quem define o que é “ valor relevante” é o acionista.

8-É o mercado que valida a inovação, não a empresa. A empresa só pode fazer apostas. Metodologia é essencial para que essas “apostas” inovadoras tenham risco mínimo, ou seja, sejam educated guesses, não jogos de azar.

-A KODAK lançou muitas supostas “inovações” interessantes que o mercado não validou, portanto, não eram inovações, foram apenas novidades. Novidades que não geram valor econômico são irrelevante em business.

-Um Tablet mais fino será uma inovação se o mercado disser que é, se não, não.

- O Wal Mart está prototipando processos de logística que não sabe se serão inovadores, só serão se o mercado disser que são.

9-O mercado se manifesta através do valuation da empresa.

10- Quem aprendeu a transformar inovação em processo,gerencia suas atividades como investimentos em portfólios de iniciativas inovadoras. Sabem que algumas iniciativas darão errado; o que importa é o retorno da carteira ,não dessa ou daquela iniciativa. É tolo e contraproducente, buscar a “iniciativa matadora”. Não existe isso. Só existem portfólios de inovação bem gerenciados.

Fonte: colunas.revistaepocanegocios.globo.com/